Alunos, pais e coordenadores do MedioTec dialogam sobre papel da família na aprendizagem

27 de julho de 2020 - 17:11

“Sextou”. A gíria usada na internet para indicar que a semana chegou ao último dia útil e que o fim de semana está começando agora é ainda mais conhecida dos 546 estudantes das 22 turmas de cursos técnicos da pactuação 2020 do Pronatec/Mediotec/Funece que, às sextas, após o horário das aulas, têm participado de encontros virtuais sobre temas que afetam diretamente o rendimento escolar. Na última sexta (24/07), foi a vez de reunir a família, ligar a câmera do computador ou celular e participar do evento “Família e Escola: encontros e desencontros em tempos de crise”, realizado via streaming pelo Google Meet e transmitido ao vivo na página do Pronatec/Funece no Facebook. O evento contou com palestra da coordenadora psicopedagógica do Mediotec/Pronatec/Funece, professora Ana Ignez Belém, e serviu como uma oportunidade para alinhar expectativas, ajudar a solucionar possíveis conflitos e aproximar ainda mais os pais da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da educação dos filhos.

Coordenador Geral do MedioTec/Pronatec/Funece, professor Hidelbrando Soares, destacou que a Uece está comprometida em oferecer aos jovens cearenses oportunidades para que cresçam como seres humanos e superem as possíveis dificuldades 

 

Durante cerca de 1h30, estudantes e familiares dos 20 municípios cearenses onde o Mediotec/Pronatec/Funece está presente ouviram a palestra e compartilharam uns com os outros as suas experiências nos estudos dos filhos e no convívio familiar. “Essa conversa é importante, pois é impossível pensar em educação sem pensar na família. A família é um grande encontro, uma reunião de pessoas unidas por laços como o amor, o apoio, a cumplicidade e o cuidar que, mais do que nunca, é essencial nesse momento de pandemia e isolamento social. Por isso que hoje nós temos muitos modelos de família. O que nos une é esse objetivo de um cuidar do outro, apoiar um ao outro. A família começa dessa ideia do encontro. Mas nós sabemos que a nossa vida não é certinha, ela também é feita de desencontros, como os desafios, as surpresas e os inesperados”, destacou a professora Ana Ignez, acrescentando que, no processo de cuidar, nem sempre o entendimento é algo fácil, sendo, por isso, fundamental o diálogo familiar.

Ao lado da mãe Maria Eliclésia Oliveira, o jovem Jonatã Marcos, aluno do curso técnico em Gerência de Saúde de Campos Sales, exemplificou a dificuldade de diálogo existente entre as diferentes gerações. “A tecnologia é a maior diferença. Eu estou mais inserido no mundo tecnológico. As conversas com os amigos e as atividades escolares são realizadas com o auxílio da tecnologia, mas isso nem sempre é totalmente compreendido”, contou Jonatã. “Esse é um dos desencontros: controlar a qualidade e a quantidade de tempo que ele gasta com tecnologia. Isso gera alguns desencontros que nós tentamos ajustar”, acrescentou Eliclésia.

Maria Ericlésia ressaltou que sempre lembra ao filho Jonatã Marcos sobre a importância que um curso técnico tem para transformar vidas

Os desencontros entre mãe e filho, contudo, também são uma oportunidade para fortalecer os laços entre os dois. A dedicação de Jonatã aos estudos conta com o apoio e o incentivo da mãe, que faz questão de lembrar a importância que um curso técnico como o oferecido pelo Mediotec/Pronatec/Funece tem para transformar vidas. “Ele iniciou esse curso muito motivado. Eu tenho dito para ele agarrar essa oportunidade. Às vezes, as pessoas acham que um curso técnico é pouca coisa, mas não é. O curso técnico é uma oportunidade para que os jovens se tornem pessoas melhores e um profissional. Eles podem construir uma carreira. Espero que o curso continue motivando muito meu filho. Que ele não perca esse ânimo de aprender e de se aprimorar cada vez mais”, disse Eliclésia.

A importância do incentivo e apoio da família aos filhos foi bastante ressaltada pelos participantes no encontro virtual. A mãe Eliane Barbosa destacou que o curso técnico veio para “abrir os caminhos” da filha, Eryka Ellen Barbosa, que ingressou em Gerência de Saúde, no município de Beberibe. Ela contou que, com as aulas remotas em casa, também tem a possibilidade de acompanhar os conteúdos repassados nas aulas virtuais.

“Estou adorando, os professores são muito atenciosos. Estou na cozinha, ou na sala, mas estou escutando. Já conversei com a coordenadora do curso, conheço o espaço (de aulas). É muito bom. Com essa oportunidade que está tendo agora, vejo que ela está mais atenta. Ela tem muita vontade de ser enfermeira, acredito que esse é um grande passo para ela”, planeja. “O curso abriu mais ainda minha mente. Já estava esperando a oportunidade de abrir um curso no CVT (Centro Vocacional Tecnológico)”, acrescentou Eryka.

Programa motivacional

A professora Ana Ignez lembrou que, nesta pactuação, o Mediotec/Pronatec/Funece contará com o Programa de Motivação e Educação Socioemocional Para o Aprender na Escola, cujos principais objetivos são desenvolver ações de prevenção e combate ao estresse e ao cansaço dos estudantes, promover um ambiente motivador para os estudantes do Programa e colaborar na melhoria do desenvolvimento emocional dos estudantes e das interações em sala de aula. “Desde o princípio, tivemos o cuidado de olhar para os estudantes não apenas do ponto de vista pedagógico, mas entendendo que, para eles se desenvolverem, irem adiante, eles também precisam estar bem emocionalmente e mentalmente”, destacou.

Mais do que oferecer um curso técnico, a equipe do Mediotec/Pronatec/Funece está comprometida em oferecer aos jovens cearenses oportunidades para que eles cresçam como seres humanos, superem as possíveis dificuldades para conciliar o Ensino Médio com o curso técnico e obtenham uma profissão que poderá transformar a vida dele e dos seus familiares. “Nós temos um lema que é: ninguém pode ficar para trás. Hoje, nós temos um compromisso com 546 para que nenhum deles fique para trás. Esse é um compromisso que nós temos e que queremos compartilhar com vocês, família, pois nós acreditamos na força que a família tem sobre o filho, a filha, para dar força, para fazer esse tipo de ação afetuosa. Conheçam o projeto de vida dos seus filhos. Esse é um trabalho que o Programa também vem fazendo que é construir com seu filho e filha o seu plano de vida. É importante que a família converse com os jovens sobre os planos de vida deles. O nosso objetivo é garantir que esse projeto de vida do seu filho possa, a partir do Mediotec/Pronatec, dar um passo consistente. Nós acreditamos na educação profissional, acreditamos na capacidade dos nossos professores”, afirmou o coordenador geral do Pronatec, professor Hidelbrando Soares.

Na ocasião, ele ressaltou que a Universidade Estadual do Ceará (Uece) fará todo o esforço necessário para que os estudantes tenham acesso à tecnologia necessária para acompanhar as aulas remotas durante a pandemia do novo coronavírus. Ele também destacou a importância de aproximar, cada vez mais, estudantes, família e Universidade. “Garantam que os filhos e filhas de vocês usem bem o acesso que eles estão tendo à educação de qualidade, para que façam dessa oportunidade algo que possam transformar suas vidas. O sentido do nosso Programa é tornar seus filhos e filhas jovens confiantes em um futuro melhor para eles, sua família, sua comunidade, seu município, seu Estado. Nós acreditamos muito no vínculo da escola – no nosso caso, da Universidade – com a família, para que eles não desistam na primeira dificuldade. Enxerguem a Uece como parceira de vocês, da família e dos seus sonhos em se transformarem em um profissional de qualidade”, incentivou.

A coordenadora de Ensino do Pronatec, professora Germana Paixão, agradeceu a participação de pais, mães e estudantes no encontro e também falou sobre a importância da família para o desempenho escolar dos estudantes. Ela destacou que é importante para a Universidade conhecer as expectativas da família em relação aos cursos técnicos oferecidos pelo MedioTec. “Se a família não apoiar, não estiver junto, fica mais difícil, principalmente nesse momento de ensino remoto, em que estamos entrando nas casas e participando do dia a dia de vocês. O apoio da família é essencial para que os jovens construam e realizem seus planos de vida, contando, para isso, como todo o apoio dos professores. A maior virtude do professor é acreditar que, através do estudo, podemos mudar nossa realidade e a realidade de quem está perto de nós”.