E-book da EdUECE orienta como conversar com crianças sobre perdas por Covid-19

3 de junho de 2020 - 23:22

TEXTO: Ascom UECE

A Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE) lança um de seus mais novos e-books. Como mais uma forma de contribuir com o momento de pandemia hoje vivido, publica o título “Como comunicar às crianças a morte de um ente querido por covid-19?”.

Em uma época em que muitas vidas são perdidas e que falar sobre morte ainda é delicado, o livro virtual pode chegar aos lares gratuitamente, servindo como um norteador.

De acordo com o diretor da EdUECE, professor Erasmo Ruiz, trata-se de “um trabalho de extrema relevância neste momento tão difícil que enfrentamos com significativa quantidade de óbitos, somando-se a isso o fato da morte ser um tema tabu de difícil discussão, principalmente quando falamos com crianças”.

A obra é de autoria das psicólogas Maria Juliana Lima e Fernanda Lopes, que escreveram o livro considerando a importância de não mais excluir as crianças desse processo. “A criança percebe, dentro do seu nível, o que está acontecendo. Excluir a criança dessa compreensão pode gerar insegurança e outros sentimentos. É importante que as pessoas de sua confiança estejam ao seu lado ajudando a compreender o que acontece para que, aos poucos, ela possa participar e se despedir de seu ente querido”, ressalta Fernanda.

O e-book traz orientações sobre o processo geral, assim também como para depois da morte do familiar, luto da criança, cuidados a médio e longo prazo, além de dicas que fazem toda a diferença na hora dos diálogos.

A EdUECE tem se mantido em atividade remota nesse período de pandemia. Outros livros, publicados recentemente, também refletem diretamente as problemáticas oriundas do novo coronavírus, como foram os títulos sobre o Impacto da Covid-19 no comportamento do turista brasileiro e do turista espanhol.

“Somos uma editora acadêmica com um conselho editorial composto por professores que expressam amplo leque de saberes e que ajudam a nortear as políticas editoriais. Além disso, a EdUECE caracteriza-se pela análise de obras por parecerista externo, que assim chancela o mérito das obras propostas para publicação”, destaca o diretor Erasmo Ruiz.

Clique aqui para acessar e/ou baixar grátis o e-book “Como comunicar às crianças a morte de um ente querido por Covid-19?”

Clique aqui para conhecer também outros títulos da EdUECE

Para entrar em contato com a EdUECE, basta enviar e-mail: eduece@uece.br.