Capacitação pedagógica online reúne veteranos e novos integrantes do MedioTec

28 de maio de 2020 - 22:28

Cerca de 150 pessoas, entre professores, assessores, coordenadores de cursos e coordenadores locais e regionais do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) /Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) participaram da I Capacitação Técnico-Pedagógica do MedioTec 2020 (Novos Caminhos), realizada durante todo o dia de hoje (28), de forma online, por meio da ferramenta Google Meet. Além dos profissionais veteranos, o evento incluiu os novos professores selecionados pela Chamada Pública 06/2020. Ao todo, estão sendo ofertadas 550 vagas para os cursos técnicos Gerência em Saúde, Segurança do Trabalho, Agronegócio, Contabilidade e Comércio. As oportunidades estão distribuídas em 22 turmas e contemplam 20 municípios cearenses. A previsão é que as aulas tenham início em 12 de junho.

“Temos uma responsabilidade que não é pequena, pois envolve a vida de jovens, de meninas e meninos que precisam dessa oportunidade e que talvez não avaliem bem a dimensão que ela possui. Nosso papel como coordenador, professor e assessor é colaborar para que eles tenham clareza absoluta da grande oportunidade que estão tendo de dar um passo mais firme em direção a um futuro mais confortável, com mais qualidade de vida e cidadania, que é o objetivo do nosso Programa. Nós estamos aqui para mudar vidas. E, agora, estamos com 550 vidas nas nossas mãos e precisamos dar conta delas para que, daqui a um ano, um ano e meio, estejamos entregando não apenas um certificado, mas a garantia da oportunidade dada a essa meninada. Eles precisam dessa oportunidade, e nós somos responsáveis pela trajetória de sucesso deles”, destacou o professor Hidelbrando Soares, coordenador geral do Pronatec, na abertura do evento.

A relevância do MedioTec para a formação dos jovens cearenses também foi destacada durante a apresentação dos coordenadores dos cursos técnicos: Francisca Montesuma (Gerência em Saúde), Carlos Oliveira (Segurança do Trabalho), César Fernandes (Agronegócio) e Marco Aurélio Maia (Comércio e Contabilidade). A reunião, conduzida pela coordenadora de Ensino do Pronatec/Funece, Germana Paixão, foi, ainda, uma oportunidade para que os coordenadores regionais e locais se apresentassem e contassem um pouco sobre suas trajetórias e experiências na educação de jovens, considerando as particularidades de cada região do Estado.

Nesta pactuação, as aulas serão iniciadas de forma virtual, respeitando o decreto estadual que determina o isolamento social como uma das principais medidas de combate à disseminação do novo coronavírus, causador da Covid-19, no território cearense. Diante desse cenário e do impacto que a pandemia pode causar nos jovens, a capacitação desta quinta-feira contou com a palestra “O professor em tempos de pandemia: redescobrindo a relação de ensino-aprendizagem no contexto de atividades domiciliares”, ministrada pela professora Ana Ignez Belém, coordenadora Psicopedagógica do Pronatec/Funece.

“Estamos sendo desafios a pensar esse novo momento e novas formas de lidarmos com a nossa profissão. A formação de professores tem diante de si uma oportunidade ímpar para se reinventar. É um momento para nos abrirmos para novas possibilidades. Os saberes que nós acumulamos ao longo da vida vão ser muito necessários agora, mas nós teremos que reinventá-los, adaptá-los e partirmos para construir essa nova caminhada. É também um momento para aperfeiçoar muito o diálogo, a troca e o aprendizado uns com os outros. O contexto atual nos traz uma exigência nova em termos psíquicos. É uma um momento para a gente entender que o movimento e o desafio fazem parte. E a formação de professores é esse espaço para percebermos que estamos mudando”, avaliou a coordenadora.

No segundo momento da capacitação, coordenadores locais e regionais se apresentaram para toda a equipe. As assessoras pedagógicas Ana Léa Bastos e Eleonora Lucas fizeram a apresentação dos manuais do aluno e do professor, que contém informações sobre os cursos, aulas de campo e visitas técnicas, métodos de avaliações, contatos de coordenadores, entre outros.

Metodologia
A coordenadora de Ensino do Pronatec/Funece, professora Germana Paixão, explicou aos participantes o funcionamento das plataformas que serão usadas no ensino online: Google Sala de Aula e Google Meet. Ela ressaltou que as aulas do programa Novos Caminhos são presenciais e terão caráter remoto apenas num primeiro momento, enquanto durar o isolamento social disciplinado pelos decretos do Governo do Estado do Ceará, em virtude da pandemia da Covid-19.

“Fomos desafiados a começar dessa forma. É um desafio e não temos a fórmula. Temos uma proposta, que precisa ser continuamente avaliada. A medida que a gente ver que não é o caminho, que nossos alunos não têm essa possibilidade, vamos fazer ajustes. Nós, coordenadores, vamos estar muito próximos dos professores para encontrar o melhor caminho e melhor alternativa. Somos absolutamente conscientes das desigualdades sociais e econômicas que separam os alunos dos que podem ter acesso à internet dos que não têm. Por isso, vamos abrir muitas possiblidades pedagógicas”.

Ainda de acordo com Germana Paixão, o Pronatec/Funece adotou a metodologia de atividades domiciliares já aplicadas pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), a fim de aproximá-la da realidade dos alunos, uma vez que todos pertencem à rede pública de ensino.

A coordenadora explicou ainda que as aulas em tempo real serão ministradas por meio do Google Meet, enquanto a plataforma Google Sala de Aula será usada para aplicar as atividades relacionadas às disciplinas. Todos os alunos e professores deverão acessar as ferramentas por meio de e-mail próprio da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

A assessora pedagógica Ana Léa Bastos e o analista desenvolvedor do Pronatec/Funece, Alexandre Ribeiro, apresentaram à equipe a plataforma SIGPronatec, sistema que gerencia notas e frequências dos estudantes e recebe o preenchimento do conteúdo das aulas. Segundo Ana Léa, 25% das aulas remotas serão aplicadas em tempo real com os alunos (pelo Google Meet) e 75% será destinada à aplicação de trabalhos (via Google Sala de Aula).

O Bibliotec, sistema criado pela Coordenação de Desenvolvimento do Pronatec/Funece, foi apresentado pela assessora pedagógica Eleonora Lucas. Por meio da plataforma, alunos e professores têm acesso a todo o material didático dos cursos. Os participantes também receberam informações sobre calendários de aulas, as lotações e a programação da semana de integração.