Funece celebra fim da primeira pactuação do MedioTec com formação de 911 novos técnicos

16 de novembro de 2019 - 15:47

Alegria, gratidão e entusiasmo com os novos desafios foram os sentimentos que marcaram a cerimônia de finalização do Mediotec – 1ª pactuação (2017) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), executado por meio da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece). O evento ocorreu na noite da última quinta-feira (14/11), no auditório da reitoria da UECE, e reuniu professores, coordenadores e demais profissionais que tornaram possível o sucesso do Programa e a formação de 911 novos técnicos para o Ceará. O número representa 72,5% do total de matriculados nas 50 turmas de 10 cursos ofertados em 34 municípios cearenses.

“A palavra-chave do dia de hoje é gratidão. E esse evento é para a Universidade Estadual do Ceará (UECE) demonstrar para todos vocês a gratidão que tem pelo empenho, dedicação, compromisso e comprometimento que todos tiveram na boa execução desse projeto”, resumiu o professor Hildebrando Soares, coordenador geral do Pronatec no âmbito da Funece e vice-reitor da UECE.

De acordo com ele, o MedioTec – 1ª pactuação envolveu toda a equipe do Pronatec/Funece no desafio “gigante” de formar jovens, em sua maioria com idade entre 15 e 18 anos, que ainda não descobriram seu lugar no mundo e que estão buscando a sua identidade. Para o enfrentamento desse desafio e a construção do sucesso do MedioTec/Pronatec, o coordenador geral Hildebrando Soares destacou a relevância de dois personagens: o professor e o coordenador local.

“É pouco dizer ‘muito obrigado’. Sem o comprometimento do professor, que é um personagem criativo, que responde ao diálogo com nossas equipes de ensino, de psicopedagogia e de desenvolvimento, a gente não teria construído um programa tão bonito como foi o nosso primeiro MedioTec – pactuação 2017. Outro personagem fundamental é o nosso coordenador local, que é um sujeito de acolhimento, aquele que acolhe o aluno na escola, e, ao mesmo tempo, é um sujeito preocupado, a toda hora e a todo instante, com o desempenho desse estudante. Muito obrigado a esses profissionais que vestiram a camisa da UECE, passaram a fazer parte da comunidade acadêmica e foram fundamentais para que conseguíssemos formar 911 novos técnicos para o Ceará, jovens que, provavelmente, não teriam essa oportunidade em outro ambiente”, afirmou Soares.

O coordenador geral do Pronatec enalteceu, ainda, o trabalho dos professores e coordenadores locais ao lembrar que o comprometimento deles, juntamente com a Universidade Estadual do Ceará, garantiu que os jovens formados pelo MedioTec chegassem ao final dos anos de formação em condições de se inserir no mercado de trabalho. “Obrigado a vocês que, junto a essa UECE, conseguiram um resultado tão significativo para a juventude do Ceará, em vários municípios do nosso Estado, principalmente naqueles mais afastados das oportunidades de formação. Muito obrigado”, finalizou.

Trabalho coletivo

O coordenador da área técnica de Pesca do Pronatec, professor Fábio Perdigão, abriu a cerimônia de finalização do MedioTec – 1ª pactuação enaltecendo o trabalho de todos os envolvidos no Programa, bem como a atuação da UECE. “Sinto-me muito feliz de ter contribuído para a formação dos nossos alunos de ensino médio, de modo geral, em particular, do curso de pesca. Toda equipe tem muita competência para trabalhar e formar o povo cearense, nessa dificuldade de trabalho, de emprego e de renda que nós temos em um estado pobre como o nosso. A UECE é vencedora, e toda essa equipe que está aqui contribuiu. Parabéns a todos vocês”, disse.

O coordenador adjunto do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda, também discursou durante a solenidade e destacou o trabalho coletivo do Pronatec. “Sem o apoio de todos que estão aqui, esse Programa não teria o sucesso que está tendo”, disse, relembrando as dificuldades do início do programa e as conquistas obtidas que permitiram a continuidade da formação dos jovens cearenses. “Um grande número de pessoas tem contribuído para o sucesso do Programa, e nós temo novos desafios. O Programa vai continuar em 2010, iremos ofertar novas turmas e, mais uma vez, a gente precisará do trabalho, da cooperação, da motivação, do entusiasmo e do apoio de todos que estão aqui”, afirmou.

Homenagens

A cerimônia de finalização do Mediotec – 1ª pactuação também foi um momento para homenagear os professores que se destacaram durante os dois anos de formação dos jovens cearenses no âmbito do Pronatec/Funece. Na categoria “Professor mais inovador”, foi premiado o professor Carlos Antônio Oliveira Correia, do curso de Segurança do Trabalho. Como “Professora mais dinâmica”, foi escolhida a professora Maria Gláucia Mendes Fiúza. A categoria “Professor mais carismático” homenageou o professor “Francisco Valdizar Forte”. Já a homenagem de “Professor mais viajado” foi para o professor Marcelo dos Santos Alves.

Os coordenadores também receberam placas de reconhecimento e agradecimento pelo trabalho desenvolvido durante a 1ª pactuação do MedioTec. A homenagem de “Coordenadora local que não teve evasão” foi para a Lucilene Oliveira Gomes Bezerra, que atuou na implementação do MedioTec no município de Pentecoste. Na categoria “Coordenadora local mais participativa”, a agraciada foi Quézia Pereira da Silva Barbosa, do município de Maracanaú. Como “Coordenador local com maior atuação junto aos estudantes”, o escolhido foi Antônio Edilson Cardoso Portela.

Além dos professores e coordenadores locais agraciados, também foram homenageados a professora Eloísa Vidal, que teve papel essencial na supervisão das ações da Coordenação de Ensino; e o professor Hildebrando Soares que, com paciência, receptividade às ideias da equipe e correta orientação de todos os envolvidos no trabalho, sempre pensando no melhor para os estudantes, foi fundamental para o sucesso do programa.

Durantea cerimônia, houve ainda exibição de vídeo que contou a trajetória da primeira pactuação do Pronatec/Funece e apresentação dos bolsistas de iniciação artística, sob orientação do professor Pablo Garcia.