Câmara de Vereadores de Crateús recebe turma do MedioTec em aula de campo

11 de novembro de 2019 - 18:04

A Câmara de Vereadores de Crateús recebeu na última semana visita dos alunos do curso técnico em Contabilidade (MedioTec) oferecido pelo Pronatec/Funece no município. Na ocasião os alunos acompanharam uma audiência pública que debateu ações de combate ao câncer de mama em Crateús.

A ação fez parte da disciplina Gestão e Orçamento Públicos, ministrada pela professora Geovana Pinheiro. Ela explica que a vivência teve objetivo de apresentar aos estudantes os procedimentos realizados em uma audiência pública.

“Eles viram em sala todos os conceitos em relação à disciplina de Gestão e Orçamento Públicos, então os levei a conhecer como funciona uma audiência pública, visto que o orçamento participativo é feito via audiência pública. Amanhã eles reproduzirão em sala, simulando uma audiência pública para realização de um orçamento participativo”, explica.

Ainda de acordo com Geovana, a experiência também ocorreu com o intuito de aproximar os jovens do debate político. “Eles nunca tinham ido à Câmara, então foi uma ótima oportunidade para dar início à participação como cidadãos ativos na sociedade”.

A estudante Estela Sales Araújo, 16 anos, informa que foi a primeira vez que esteve em audiência pública. Segundo ela, a experiência contribuiu para entender sobre a importância da atuação da sociedade nos espaços políticos. “Entendi um pouco como funciona a participação do povo em relação às decisões e necessidades que o município precisa. Como o tema era o câncer de mama, havia representantes da Associação Mama, para fazer algumas exigências e entrar em um consenso com os vereadores sobre o que elas precisavam”, lembra.

Segundo Estela, uma das reivindicações seria um ônibus para que as mulheres atendidas pela associação pudessem se deslocar durante o tratamento do câncer de mama. A partir disso, a aluna diz que foi possível associar o tema da audiência com o conteúdo visto na disciplina de Gestão e Orçamento Públicos. “Seria um gasto para a administração pública, da qual o município é responsável”.

A aluna Evelyn Alves, 18 anos, acrescenta que a aula de campo também possibilitou que a turma aprendesse a ter interesse sobre os debates políticos e ser mais participativa na decisões sobre o rumo dos impostos.

Sobre a disciplina de Gestão e Orçamento Públicos, Evelyn destaca a complexidade e importância dos assuntos, que podem ser aplicados no dia a dia. “Além de abranger a área da contabilidade, ela também nos ensina que temos o direito de reivindicar nossos interesses comuns, do nosso bairro e do nosso município”, avalia.