Cine Empresarial promove troca de experiências em turmas do MedioTec em Itapipoca

5 de novembro de 2019 - 19:30

Sair da sala de aula convencional e proporcionar aos estudantes experiências diferentes e que possibilitam um contato maior com a profissão na qual estão se formando é um dos diferenciais oferecidos pelo Pronatec. Por isso, os alunos do curso de Comércio e Contabilidade (MedioTec/Pronatec) de Itapipoca participaram, na noite da última segunda-feira (4), do Cine Empresarial, cujo tema foi “Como as vendas podem mudar a sua vida”. O evento foi realizado pelo Sebrae-CE, pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)  de Itapipoca, pela Associação Comercial de Itapipoca e pelo Cine Clacita. Na ocasião, os estudantes puderam conhecer mais sobre o assunto por meio das apresentações realizadas pelo empresário Mayk Meneses e pelo especialista em liderança Daniel Carvalho.

 

De acordo com a professora Mariana Fernandes, participar de eventos externos é importante para reforçar os conhecimentos obtidos em sala de aula, despertar a curiosidade dos alunos e ajudá-los a ampliar a sua rede de contatos. “O Cine Empresarial foi um momento muito rico para os estudantes, pois eles puderam se aproximar mais da realidade da profissão e interagir com empresários locais e com integrantes da CDL e do Sebrae. Esse contato mais próximo com especialistas é importante para que os alunos aprofundem os conhecimentos vistos em sala de aula. Nós, professores, sentimos que os alunos ficam mais motivados quando participam de eventos desse tipo, onde os palestrantes também falam sobre sua história e trajetória na profissão, criando uma aproximação maior com o público. Ao assistirem esses relatos os estudantes vislumbram ali o seu futuro e veem que o sucesso pessoal e profissional é possível sim”, conta.

A análise feita pela professora é confirmada pela avaliação dos alunos que participaram do Cine Empresarial. “Foi uma experiência muito interessante, pois nós passamos da teoria para a prática. Pudemos entender melhor como é o dia a dia dos profissionais que atuam no comércio e conhecer a realidade atual do mercado. Um ponto que nos animou bastante foi a declaração dos palestrantes de que preferem contratar técnicos, pois são mais preparados para o mercado. É muito bom ser reconhecido pelo que a gente estuda”, disse a aluna Mayane Aguiar, de 16 anos.

A experiência fora da sala de aula tradicional também empolgou a estudante Evyla Santos Melo, de 16 anos. Para ela, aprender em outros espaços e ter a oportunidade de conhecer outros profissionais estimula os alunos e favorece o processo de aprendizado.

“A experiência para os alunos foi fantástica. Através da palestra, eles tiveram a oportunidade de conhecer, conversar e se relacionar com pessoas que têm expertise em comércio. Essa troca de experiência é muito rica. Os alunos saíram motivados e entusiasmados. Eles me agradeceram pela experiência e já pediram para participar de outros eventos do tipo”, completa a professora Mariana Fernandes.