Programa de Motivação oferece apoio psicopedagógico para alunos do MedioTec

27 de setembro de 2019 - 15:38

A Coordenação Psicopedagógica do Pronatec/MedioTec lançou o Programa de Motivação para Aprender na Escola, com objetivo de oferecer apoio psicopedagógico aos alunos dos diferentes cursos que integram o programa.

“A ideia de desenvolver um programa dessa natureza, nasce da compreensão de que a aprendizagem escolar é um desafio constante que demanda o desenvolvimento do aluno em todos os seus aspectos”, afirmou a coordenadora psicopedagógica do Pronatec/Funece, Ana Ignez Belém.

O programa considerou o aspecto emocional dos alunos como um dos fatores que intervém na permanência em sala de aula e sucesso no curso. Dessa forma, integrando Psicologia e Pedagogia, o Programa de Motivação foi idealizado para driblar problemas que podem afetar o interesse e aprendizado dos estudantes, como cansaço, desânimo, impulsividade, ansiedade.

Para o sucesso da proposta, a coordenadora Ana Ignez ressalta a importância do envolvimento de professores e coordenadores. O programa sugere que cada professor do MedioTec faça com os alunos atividades no início das aulas ou logo após o intervalo, que devem ter duração de 15 a 20 minutos. Entre as atividades, estão exercícios respiratórios, alongamento, sarau de poesias, trazer para a sala de aula algum objeto de que gosta muito, entre outras.

Ana Ignez informa que o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA/UECE) irá acompanhar o desenvolvimento do programa que foi planejado, com essas atividades, para o semestre atual, em todas as turmas.