Turma do MedioTec faz visita técnica em fábrica de temperos de Crateús

19 de junho de 2019 - 10:08

A turma do curso técnico em Comércio de Crateús visitou em maio a fábrica de temperos Tina. Segundo o professor Agnaldo de Sousa, da disciplina de Administração Básica, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o processo de produção, divisão de tarefas e organização.

Na disciplina de Administração Básica, segundo o professor, os estudantes viram conceitos como o processo de industrialização, a Revolução Industrial e a administração científica de Taylor, que via a questão da administração das tarefas e especialização.

“Como os meninos são adolescentes, não trabalham e não têm visão de como seria o processo de produção, na fábrica eles puderam acompanhar de perto e associar o conhecimento teórico com a prática. Vimos na disciplina a departamentalização, e na fábrica cada setor tinha um departamento – de limpar matéria prima, de selecionar os melhores produtos, departamento dos temperos líquidos, de produção, de armazenamento, do produto no ponto de ir pra venda”, detalha.

Ainda de acordo com Agnaldo, a turma foi bem recepcionada na fábrica. “Fomos muito bem recebidos pelos proprietários, que passaram a tarde com a gente e explicaram todo o processo – de onde vinha a matéria prima, como era feito o processamento. Ligaram as máquinas para os meninos verem o funcionamento. Foi um momento muito rico e fomos muito bem acolhidos”, ressaltou.

A aluna Joycyely Vieira, 17 anos, faz parte da turma que vivenciou a tarde na indústria de temoeros. Ela destaca que achou a vivência interessante, pois nunca tinha entrado em uma fábrica antes.

“A gente observou os processos pelo qual um produto passa a ter chegar nos supermercados. Desde produção,embalagens ate resultado final, onde existem tanto trabalhos automáticos como manuais”, lembrou a estudante.

O aluno Luis Felipe Lourenço, 16 anos, conta que achou a atividade importante para ele e seus colegas de classe. “A visita também me motivou bastante a montar meu próprio negócio”, afirma.