Cursos FIC Pactuação 2018.1

23 de abril de 2018 - 13:01

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) oferece, na pactuação 2018.1 do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nove cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), em 18 turmas distribuídas em 13 municípios do Ceará. Os cursos são pertencentes a dois eixos tecnológicos: Recursos Naturais e Ambiente e Saúde.

I) Eixo Tecnológico: Recursos Naturais

Agricultor familiar
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Incompleto.
Perfil Profissional: Atua em propriedades familiares de pequeno e médio porte. Realiza diagnóstico da propriedade familiar baseado nas ações integradas do sistema produtivo. Planeja e organiza ações de forma cooperativa. Colhe e beneficia produtos agropecuários. Correlaciona os sistemas de produção e o ecossistema. Maneja os recursos naturais de forma sustentável promovendo a integração lavoura pecuária. Atende à legislação vigente.

Agricultor orgânico
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Incompleto.
Perfil Profissional: Executa com base nas técnicas da produção orgânica, o manejo do solo e das culturas, a produção de sementes e mudas, o transplante, a colheita, comercialização e logística de produtos orgânicos. Cultiva e beneficia produtos orgânicos com base na legislação vigente e em consonância com as normas certificadoras. Utiliza manejo agroecológico integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Opera e regula maquinário e implementos agrícolas exclusivos para utilização em sistemas orgânicos de produção.

Avicultor
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Incompleto.
Perfil Profissional: Gerencia o empreendimento. Maneja a criação extensiva e confinada de aves. Controla a condição sanitária dos animais. Controla a qualidade da alimentação e da produção. Controla a qualidade dos produtos derivados. Realiza a programação logística e de transporte. Aplica a legislação para a produção e bem-estar animal. Preserva o meio ambiente e observa a legislação sanitária e ambiental. Atende a legislação vigente.

Caprinocultor
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Incompleto.
Perfil Profissional: Maneja a criação de caprinos nos diferentes sistemas de produção. Implanta sistemas de produção de forragem e os seus processos de conservação, com a produção de silagens e feno. Projeta e implanta pastagens. Trabalha reservas estratégicas de água e alimentação para os animais em época de necessidade de suplementação. Desempenha o manejo alimentar, mineral e sanitário do rebanho. Controla a reprodução natural e promove a inseminação artificial. Ordenha e prepara caprinos para exposição e venda. Controla a qualidade dos produtos derivados. Gerencia o empreendimento caprícola. Atende a legislação vigente.

Fruticultor
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Incompleto.
Perfil Profissional: Conhece aspectos relativos à produção de mudas, solos e nutrição vegetal. Seleciona e demarca área para plantio. Implanta pomares. Realiza tratos culturais e manejo. Executa atividades relacionadas a irrigação. Executa atividades de colheita. Atende a legislação vigente.

Ovinocultor
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Incompleto.
Perfil Profissional: Maneja a criação de ovinos nos diferentes sistemas de produção. Implanta sistemas de produção de forragem e os seus processos de conservação, com a produção de silagens e feno. Projeta e implanta pastagens. Trabalha reservas estratégicas de água e alimentação para os animais em época de necessidade de suplementação. Desempenha o manejo alimentar, mineral e sanitário do rebanho. Controla a reprodução natural e promove a inseminação artificial. Ordenha e prepara ovinos para exposição e venda. Controla a qualidade dos produtos derivados. Gerencia o empreendimento ovícola. Atende à legislação vigente.

II) Eixo tecnológico: Ambiente e Saúde

Agente Comunitário de Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo.
Perfil Profissional: Promove a saúde e a prevenção de agravos. Desenvolve atividades junto às famílias e à comunidade. Mobiliza as famílias para a vida organizativa, para a resolução de problemas identificados, para a conquista da saúde e para a autonomia dos sujeitos sociais. Colabora na identificação do perfil epidemiológico da área adstrita. Mobiliza estratégias de promoção da saúde. Medeia a formação de vínculo entre a comunidade e as equipes de saúde e outras esferas da organização da vida social.

Cuidador de Idoso
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo.
Perfil Profissional: Contribui para a autonomia e melhoria de qualidade de vida do idoso. Zela pela integridade física do idoso. Cuida da higiene, do conforto e da alimentação do idoso. Observa possíveis alterações no estado geral do idoso.

Agente de Desenvolvimento Socioambiental
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo.
Perfil Profissional: Auxilia a implantação de ações socioambientais coletivas para resolução de problemas em ambientes naturais, urbanos e rurais. Realiza a mediação entre os cidadãos e os diversos segmentos da sociedade no planejamento e na implementação de projetos socioambientais. Identifica situações-problema e propõe soluções. Estimula a reflexão sobre os riscos e vulnerabilidades socioambientais e fomenta a busca por soluções pertinentes ao contexto de atuação.