matriz curricular 2024

O curso integralizará 450 horas de atividades, sendo 360 (trezentos e sessenta) horas em disciplinas obrigatórias e 90 (noventa) horas em disciplinas optativas.

Disciplinas Obrigatórias

 

EMENTAS NOVAS DISCIPLINAS – 2024

 

Nome: Introdução ao Ensino de Biologia (IEB)
Carga horária: 45 h
Ementa: Trajetórias da docência dos mestrandos em Ensino de Biologia. ProfBio como formação
continuada de professores. Biologia como ciência empírico-experimental. Desafios e possibilidades
do planejamento no Ensino de Biologia.
Bibliografia:
Da POIAN AT, BRAGA CACA, KETZER LA. Transformação de energia nos seres vivos. Journal of
Biochemistry Education, 15/ESP, 2017.
LIMA-TAVARES D, VILELA ML, AYRES ACM, MATTOS M. Tecendo laços docentes entre Ciências e
Culturas. Curitiba: Editora PRISMAS, 2016. disponível em:
https://sbenbio.org.br/wp-content/uploads/anais/VII_EREBIO_Anais.pdf Acesso em: 21 de
novembro de 2023.
MARANDINO M, SELLES SE, FERREIRA MS. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes
espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
NÓVOA A. Relação escola/sociedade: novas respostas para um velho problema. São Paulo: Unesp;
Univesp, s.d.
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5752334/mod_resource/content/1/EdSoc_Rela%C3%A7
%C3%A3o_escola_sociedade.pdf
RIGUE FM, CORRÊA GC. Uma problematização da emergência das Metodologias do Ensino de
Ciências Naturais no Brasil. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 30, n. Contínua, p. e015, 2023. DOI:
10.14393/ER-v30a2023-15. Disponível em:
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/70378 Acesso em: 22 nov. 2023
ZABALA AA. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre. Artes Médicas Sul 1998

 

Nome: Biologia 1 (BIO 1)
Carga horária: 105 h
Ementa: Abordagens para o Ensino na Educação Básica e conceitos fundamentais. Estrutura e
função das biomoléculas, e suas interações com o solvente. Conversões de energia e metabolismo.
Homeostase, sistemas fisiológicos. Biologia do desenvolvimento e correlações em saúde. Saúde
única.
Bibliografia:
CAMPBELL MK, FARRELL SO. Bioquímica. Editora Cengage Learning.
ELSON DL, COX MM. Princípios de bioquímica de Lehninger. Editora Artmed.
BERG JM, TYMOCZKO JL, STRYER, L. Bioquímica. Editora Guanabara Koogan.
ALBERTS B. et al. Fundamentos da biologia celular. Editora Artmed.
PRADO CHBA, CASALI CA. Fisiologia vegetal: práticas em relações hídricas, fotossíntese e nutrição
mineral. Editora Manole.
TORTORA GJ. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. Editora Artmed.
SILVERTHORN DU. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. Editora Artmed.
WILMORE JH, COSTILL DL. Fisiologia do esporte e do exercício. Editora Manole.
GILBERT SF. Biologia do desenvolvimento. Editora Artmed.
JUNQUEIRA LCU, CARNEIRO J. Histologia Básica – Texto e Atlas. Editora Moderna.
MOORE KT, PERSAUD TVN, TORCHIA MG. Embriologia Básica. Editora Guanabara Koogan.
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde Única. Disponível em:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-unica
CARNEIRO LA, PETTAN-BREWER C. One Health: conceito, história e questões relacionadas – revisão
e reflexão. In: ASSREUY, A. M. S. et al. (Org.). Pesquisa em Saúde & Ambiente na Amazônia:
perspectivas para sustentabilidade humana e ambiental na região. v. 1. Belém: Editora Científica.
TRAVIS DA et al. One Medicine One Science: a framework for exploring challenges at the
intersection of animals, humans, and the environment. Ann. N.Y. Acad. Sci., n. 1334, p. 26–44,
2014. Disponível em: www.doi.org/10.1111/nyas.12601

 

Nome: Biologia 2 (BIO 2)
Carga horária: 105 h
Ementa: Abordagens para o Ensino na Educação Básica e conceitos fundamentais. Bases
moleculares da hereditariedade e expressão gênica, origem e herança da variação. Classificação
dos seres vivos e sistemática filogenética. Evolução da diversidade biológica. Ecologia – do
organismo ao ecossistema, conservação e educação ambiental.
Bibliografia:
PIERCE BA. Um enfoque conceitual. GEN, Rio de Janeiro, RJ.
GRIFFITHS A, DOEBLEY J, PEICHEL C, WASSARMAN D. Introdução à Genética. GEN, Rio de Janeiro,
RJ.
NUSSBAUM R, McINNES R, WILLARD H. Thompson & Thompson Genética Médica. GEN, Rio de
Janeiro, RJ.
BTINER-MATHÉ BC, MATTA BP, MORENO PG. Genética Básica – Vol. 1. Consórcio
CEDERJ/UENF/UERJ/UFF/UFRJ/UFRRJ/UNIRIO/Fundação CECIERJ. Rio de Janeiro, RJ.
https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/5296
BTINER-MATHÉ BC, MATTA BP, MORENO PG. Genética Básica – Vol. 2. Consórcio
CEDERJ/UENF/UERJ/UFF/UFRJ/UFRRJ/UNIRIO/Fundação CECIERJ. Rio de Janeiro, RJ.
https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/6610
AMORIM DS. Elementos de Sistemática Filogenética.
LOPES SGBCL, HO FFC. Noções Básicas de Sistemática Filogenética.
MAZZAROLO LA. Conceitos Básicos de Sistemática Filogenética.
BELLORIN A, OLIVEIRA MC. Plastid origin: A driving force for the evolution of algae. In: Sharma, A.
K. E Sharma, A. (eds) Plant genome Biodiversity and Evolution. Vol 2, Part B.
RAVEN PH, EVERT RF, EICHHORN SE. Biologia vegetal. 7.ed. Trad. JE Kraus (coord.). Editora
Guanabara Koogan.
DUNN CW, GIRIBET G, EDGECOMBE GD, HEJNOL A. Animal phylogeny and its evolutionary
implications. Annual Review of Ecology, Evolution, and Systematics, 45, 371-395, 2014.
RICKLEFS RE. A Economia da Natureza. Editora Guanabara Koogan.
TOWNSEND CR, BEGON M, HARPER JL. Fundamentos em Ecologia. Editora Artmed.
LAYRARGUES PP, LIMA GFDC. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental
brasileira. Ambiente & sociedade, 17, 23-40, 2014.
DE COSTA LIMA GF. Educação ambiental no Brasil: Formação, identidades e desafios. Editora
Papirus.

 

Nome: Biologia em Sala de Aula (BSA)
Carga horária: 45 h
Ementa: Perspectivas e tendências no Ensino de Biologia. Reflexões sobre prática docente.
Professor-pesquisador. Escrita, memória e autoria docente. Planejamento e aplicação em sala de
aula de atividades didáticas em Biologia.
Bibliografia:
CAMPOS JG, SENA DRC. Aspectos teóricos sobre o ensino de ciências por investigação. Ensino em
Re-Vista, [S. l.], v. 27, n. Especial, p. 1467–1491, 2020. DOI: 10.14393/ER-v27nEa2020-13.
Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/57447 Acesso em: 22 nov.
2023.
CARVALHO AMP. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista
Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências, v. 18, n. 3, p. 765–794. dezembro, 2018.
DIAS CP, REIS P. O Desenvolvimento de Atividades Investigativas com Recurso à Web 2.0 no Âmbito
da Investigação e Inovação Responsáveis. Sisyphus Journal of Education. v. 5, Issue 03, p. 68-84.
2017. https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/12963
FAGUNDES TB. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do
trabalho docente. Revista brasileira de educação, v. 21, p. 281-298, 2016. Link de acesso:
https://www.scielo.br/j/rbedu/a/RmXYydFLRBqmvYtK5vNGVCq/
MORI L, CUNHA MB. Problematização: possibilidades para o Ensino de Química. Revista Química
nova na escola, v. 42, n. 2, p. 176-185,
2020.http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_2/10-EQF-41-19.pdf
OSTERMANN F, CAVALCANTI CFH. Teorias de Aprendizagem. Porto Alegre: Evangraf/ UFRGS, 2011.
http://www.ufrgs.br/tri/sead/publicacoes/documentos/livro-teorias-de-aprendizagem
PIMENTA SG, GHEDIN E (ORG). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 6 ed.
São Paulo: Cortez, 2010.
SASSERON LHO. Ensino por investigação: pressupostos e práticas. In. Fundamentos
Teórico-Metodológico para o Ensino de Ciências: a sala de aula. Disponível em:
https://midia.atp.usp.br/plc/plc0704/impressos/plc0704_12.pdf Acesso em 26 nov. 2023
SUART RC, MARCONDES MER. O processo de reflexão orientada como metodologia para a
formação inicial docente: almejando a abordagem de ensino por investigação na educação básica.
Investigações em Ensino de Ciências, v. 27, n. 2, p. 93-115, 2022.
ZOMPERO AF, LABURU CE. Atividades investigativas no ensino de Ciências: Aspectos históricos e
diferentes abordagens. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p.
67-80, Dec. 2011. Link: https://www.scielo.br/j/epec/a/LQnxWqSrmzNsrRzHh3KJYbQ/?lang=pt

 

Nome: Práticas de Pesquisa em Ensino de Biologia (PEB)
Carga horária: 30 h
Ementa: Ensino de Biologia como área de pesquisa. Pesquisa e desenvolvimento de produtos
educacionais no Ensino de Biologia. Instrumentos e análise de dados na pesquisa em Ensino de
Biologia. Ética na pesquisa.
Bibliografia:
AMADO J. Manual de Investigação Qualitativa em Educação. 3ª edição. Editora: Imprensa da
Universidade de Coimbra/Coimbra University Press, 2017.
ANDRÉ M. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 2005.
BARDIN L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.
BOGDAN R, BIKLEN S. Investigação qualitativa em educação – Uma introdução à teoria e aos
métodos. Porto: Porto Editora. 2010.
DE PAULO MOURA KM. Narrativas digitais na formação de professores: revisão de literatura das
produções. Educitec – Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v.
9, n. jan./dez., p. e202923, 2023. DOI: 10.31417/educitec. v9.2029. Disponível em:
https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2029 Acesso em: 22
nov. 2023.
DUARTE R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educ. rev.[online]. 2004, n.24, pp.213-225.
Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.357
LUDKE M, ANDRÉ MEDA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed.- [Reimpr.]. – Rio de
Janeiro: E.P.U., 2017
SANTOS JMO, ESTEVAM RA, MARTINS TM. PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA. Ensaios Pedagógicos, [S.
l.], v. 2, n. 1, p. p.45–53, 2018. Disponível em:
https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/64 Acesso em: 22 nov.
2023.
TEIXEIRA PMM, MEGID J. Uma proposta de tipologia para pesquisas de natureza interventiva.
Ciência & Educação (Bauru), v. 23, p. 1055-1076, 2017.
https://www.scielo.br/j/ciedu/a/cBjf7MPDSy5V5JYwFJRs4bd/?lang=pt

 

Nome: Atividade de Aplicação em Sala de Aula (AASA)
Carga horária: 30 h
Ementa: Planejamento e aplicação em sala de aula de atividades didáticas em Biologia. Reflexões
sobre experiências e resultados.
Bibliografia:
Artigos variados