Agosto 2014
Aula de Abertura do Projeto.

O Projeto de Extensão Preleções Científicas teve início dia 11 de maio de 2013. Contou com a presença de alunos da Faculdade de Educação de Crateús, IFCE, IVA e de diversas escolas estaduais da região, como o EEEP Manoel Mano e  Colégio Estadual Regina Pacis, de Crateús, e da EEEP Antônio Mota Filho, de Tamboril, dentre outras.

A programação iniciou-se com um discurso de abertura proferido pelo Prof. David Sabóia (FAEC) e pela Profa. Cleia Rocha (FAEC),que eslcareceram a natureza social do projeto que tem como apóio a SEDUC.

TRECHO DO DISCURSO DE ABERTURA.

"O projeto preleções científica é um projeto de cunho social, que tem como principal objetivo a divulgação de ciência de alto nível para o público em geral, onde ofereceremos, ao longo de um ano, 36 cursos de curta duração.

O idealizador do projeto é meu ex-orientando, hoje aluno do curso de mestrado da Universidade Federal do Ceará, Luis Paulo Mourão dos Santos, hoje aqui presente para acompanhar nossa aula inaugural.

Certo dia, enquanto conversávamos sobre a dificuldade dos alunos da FAEC ao prestarem provas para mestrado devido a ausência de disciplinas no currículo padrão da UECE, pensamos em criar um projeto onde pudéssemos ofertar tais disciplinas à parte e assim preencher tal lacuna educacional.

A idéia amadureceu e transformou-se na estrutura que possui hoje, onde, munidos de um grupo de profissionais extremamente aptos, tem por meta principal a divulgação da ciência, pelo amor à ciência." (Prof. David)

Em seguida, o  Prof. Dimitry Barbosa Pessoa deu um show de aula segurando a plateia até o fim do dia, em pleno sábado,  e em total animação, no auditório da CREDE 13.

Os organizadores do evento gostariam de mais uma vez agradecer à CREDE 13, principalmente na pessoa do Sr. Márcio Pereira de Brito pela disponibilidade do espaço e por toda a ajuda prestada, o que foi fundamental para o sucesso do curso.