Música e Arte são atrações da XV Semana Universitária da UECE

17 de novembro de 2010 - 19:21 #

A XV Semana Universitária da UECE, que tem como tema “Ciência para Humanidade” e acontecerá de 22 a 26 de novembro, terá solenidade de abertura em grande estilo. O Hino Nacional Brasileiro será apresentando pela Orquestra Contemporânea do Ceará da UECE, sob a regência do prof. Alfredo Barros, executando o Hino Nacional Brasileiro. A cerimônia tem inicio às 9h, desta segunda-feira (22/11), no Auditório Central, no Campus do Itaperi. Na ocasião, a orquestra fará ainda mais três exibições: “Abertura da Ópera A flauta Mágica”, de Mozart; “Ritos” de Wellington Sousa; e “Marcha Radetzky”, de Strauss. Em seguida, o professor Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro, do Instituto de Neurociências de Natal/RN, ministrará a primeira conferência do evento sobre o tema “Neurociência e Futuro”.

A Semana Universitária inclui vários outros eventos, como a XVII Semana de Música da UECE e o XII Encontro de Iniciação Artística, durante as quais serão apresentadas e desenvolvidas várias atividades artísticas voltadas para os participantes e público externo. Na semana da Música, o Grupo de Sopro da UECE, que tem como regente a professora Inez Martins, oferecerá um roteiro musical com vários clássicos de músicas populares brasileiras e estrangeiras.

Entre as músicas que compõem o script estão “Feitiço da Vila” de Noel Rosa, “Mas que nada” de Jorge Benjor e arranjo de Mark Taylor, “St. Louis Blues” de W.C. Handy e arranjo de Heinz Hemmanndörfe, “Waltz for Debbie” de Bill Evans e arranjo do Maestro Neves, e “Na Baixa do Sapateiro” de Ary Barroso com arranjo de Manoel Ferreira. Segundo a programação da XVII Semana de Música, a mostra de música da UECE acontecerá sempre das 19h às 21h, na segunda, terça e quinta-feiras, no Palco Centro de Convivência da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE).

A segunda-feira estará reservada à “Noite do Choro”, em homenagem a Paulo Moura, Grupo Choro Novo, Grupo Chuvisco e a Pedro Alcântara. Na terça-feira, será a vez do Grupo de Metais e Grupo de Flautas Doce da Universidade Federal do Ceará (UFC) e a quinta-feira, contará com a presença de Ana Oliveira, Lucas Marden e Cainã Cavalcante.

O XII Encontro de Iniciação Artística consistirá numa homenagem à Profa. Dra. Elba Braga Ramalho e a abertura está agendada para as 8h da terça-feira (23/11), no Auditório do Curso de Música – Bloco F). A programação constará de apresentação do Quarteto de Flautas da UECE dirigido pelo professor Heriberto Porto e do Grupo de Flautas Doces da UECE, sob a direção das professoras Luciana Gifoni e Elidia Veríssimo. O Grupo 1-UP, com 20 vozes e instrumentos, com a direção de Giulyo Barbosa fará a sua apresentação às 8h de quarta-feira, no Auditório Central, no Campus do Itaperi.

O restante da programação do XII Encontro de Iniciação Artística é a seguinte:

• Comunicações de Trabalhos de Iniciação Artística: 2ª à 5ª feira, das 14 às 18h. 4ª e 5ª feira, das 9 às 12h. Bloco F.Curso de Música. Salas 5 e 6.

• Oficinas Musicais – Canto Lírico. Prof. Dra Juliana Coli- (UFC), 2ª, 4ª e  6ª feira das 15 às 18h. Bloco F. Auditório do Curso de Música.

• Oficinas Musicais – Construção de Instrumentos de Sopro. Prof. Rodrigo Félix, 3ª , 4ª e 5ª feira. De 14 às 18h. Auditório do Curso de Música (Bloco F).

• Oficinas Musicais – Guitarra elétrica- nível iniciante. Prof. George Pessoa. 3ª feira, de 9 às 12h. Sala 10. Bloco F.

• Oficinas Musicais – Guitarra elétrica- avançado: Prof. George Pessoa.  4ª feira, de 8 às 12h. Sala 10.

• Minicurso: “Finale 2009” Oficina de editoração de partituras. Prof. Kamila Rodrigues. 2ª feira, das 14h às 16h. 4ª e 5ª feira, de 9h às 11h.  Local: Laborátório do SESA.

• Palestras:

O Nacionalismo no Brasil: Considerações sobre a produção de Alberto Nepomuceno. Profª. Ms.: Lu Basile. 2ª feira de 14h as 16h.  Sala 6. Bloco F
A Musicografia Braille- Profª. Lia Venturieri- 4ª Feira- de 10 às 12h- Sala 10. Bloco F
Música na Cena- Prof. Dr. Oswald Barroso- 3ª Feira. De 16h às 18h. Sala 6.  Bloco F

Veja aqui o Cronograma de Atividades.

Contato: Prof. Heriberto Porto, 8823-1793 / 3101-9760