UNEP forma 107 Profissionais Técnicos em Enfermagem do Trabalho

4 de junho de 2010 - 15:06 #

Uma noite para festejar a tão sonhada conquista, a de concluir um curso de Especialização Profissional de Técnico em Enfermagem do Trabalho. Assim foi a solenidade que Unidade de Educação Profissional (UNEP), da Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE), realizou na noite da última sexta-feira (03/06), no Auditório Paulo Petrola da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (UECE) para a entrega dos certificados aos 107 concludentes. O Reitor Francisco de Assis Moura Araripe abriu a cerimônia e passou a palavra para o representante dos formandos, Regimauro Pereira Gomes, que iniciou o seu discurso falando da alegria de, juntamente com seus colegas de turma, poder comemorar a tão sonhada qualificação.

Regimauro lembrou da importância dos responsáveis pelo projeto dos cursos técnicos oferecidos pela UECE, e complementou: “a única universidade cearense sensível a oferecer a oportunidade para técnicos de enfermagem tornarem-se Técnicos em Enfermagem do Trabalho”. Fez também, a seguinte citação: “Nós, UECE e Técnicos em Enfermagem do Trabalho estamos transformando a dificuldade por recursos humanos especializados em realidade”.

Em seguida, foi a vez do representante do corpo docente falar, prof. Coracy Teiseira Monteiro. Ao iniciar o seu discurso, agradeceu a Deus por aquele momento e dirigiu-se aos formandos com uma frase de incentivo: “o vencedor é aquele que sabe que é capaz de vencer”. Lembrou aos novos Técnicos em Enfermagem do Trabalho, que eles serão a partir de agora, semeadores e cuja semente é o conhecimento aprendido nesse curso da UECE.

Em seguida, o Reitor Assis Araripe, presidente da FUNECE, fez a entrega dos certificados aos três representantes dos formandos: Antônia Iara Soares Simões; Francisco Tarcísio Alves de Oliveira; e Maria do Livramento Teixeira. Na ocasião, o diretor da UNEP, prof. José Nelson Arruda Filho, falou também da importância daquela data, para ele, e destacou o trabalho que vem sendo realizado pela unidade de Educação Profissional, ressaltando o desempenho da coordenadora do curso de Especialização Profissional de Técnico em Enfermagem do Trabalho, profa. Maria Irismar de Almeida.

Professor Nelson Arruda lembrou que não faltará mercado de trabalho para os novos formandos, pois vem ai o Estaleiro e outras empresas que vão absorver esses profissionais. Fez um breve histórico da UNEP e citou que essa Unidade foi credenciada pelo Conselho Estadual de Educação em dezembro de 2009, para viabilizar o Curso Técnico em Enfermagem e Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho e pelo mesmo documento teve renovado o seu reconhecimento até 31 de dezembro de 2013.

O Reitor Assis Araripe encerrou a solenidade falando da satisfação de presidir a colação de grau de uma turma de ensino técnico. Destacou o empreendedorismo do diretor da UNEP, professor Nelson Arruda, quando não mediu esforços em levar adiante o projeto de abrir a primeira turma de Especialização Profissional de Técnico em Enfermagem do Trabalho. Dirigindo-se aos 107 novos técnicos para a área de saúde, enfatizou a responsabilidade deles, tendo em vista que esses profissionais vão lidar com a pessoa humana. Disse ter tido conhecimento de que a grande maioria dos concludentes já está no mercado de trabalho. Para finalizar, destacou que o ensino técnico deve ser mais bem olhado e desejou sucesso aos novos profissionais.

A solenidade contou com a presença dos formandos e de seus familiares, de Pró-Reitores, professores, estudantes, servidores e convidados. No final, a UNEP ofereceu um coquetel aos presentes.

Contato: Diretor da UNEP, Prof. Nelson Arruda, no telefone 3101.9867.