Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Chamada para envio de trabalhos para o X Congresso Abrasd
 

Os professores Sylvio Gadelha (UFC), Karina Valença (UFPE) e David Oliveira (UFC) estão organizando o GP 30 – Mídia, justiça e neoliberalismo - que acontecerá entre os dias 16, 17 e 18 de outubro, no Congresso Internacional da ABraSD, em Recife. Os resumos serão recebidos até o dia 16 de junho. Mais informações e conhecimento de outros GPS no site do evento (https://www.doity.com.br/x-congresso-abrasd).

 
 

O Congresso Internacional (anual) da ABraSD (Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito) de 2019 ocorrerá na cidade deRecife, Pernambuco, nos dias 16, 17 e 18 de outubro na tradicional Faculdade de Direito do Recife, Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Pernambuco (FDR-UFPE), Escola de Direito fundada há 192 anos, e na Universidade Católica de Pernambuco, instituição que ofertou pela primeira vez no Brasil em seu recém-criado curso de direito a disciplina obrigatória de Sociologia Jurídica no ano de 1964, ministrada pelos professores Cláudio Souto e Mirian de Sá Pereira, o que ratifica o tema central do Congresso neste ano. As referidas instituições (ABraSD, FDR-UFPE e Unicap) realizarão um evento internacional conjunto cuja temática girará sobre esse momento histórico da sociologia jurídicabrasileira: 55 anos de ensino da Sociologia Jurídica no Brasil.

 
 

GP 30 – Mídia, justiça e neoliberalismo

 

Nos últimos anos, a relação da mídia com o judiciário se intensificou e trouxe à tona um agenciamento recíproco entre esses atores. A ida do judiciário às câmeras é um fenômeno recente que pauta a vida política nacional e produz discursos que não podem permanecer alheios ao campo jurídico. Dessa relação, pode-se perceber tanto o alinhamento de parte do judiciário a opinião pública (alterando, por vezes, a jurisprudência consolidada), quanto os direcionamentos ideológicos das representações desses discursos pela mídia impressa e virtual. Esse diálogo entre mídia e sistema de justiça é um fenômeno neoliberal (Michel Foucault) que desloca o Direito de seu tradicional papel, instrumentalizando-o. Os discursos e as práticas de justiça são um fator de potencialização do governo, do exercício do poder, ampliando seus efeitos de verdade. A relação entre justiça e mídia agencia poder e saber, além de direcionar discursos sobre as práticas jurídicas. Nesses termos, esse Grupo de Trabalho interessa-se por pesquisas que tratem das relações transversais entre mídia e sistema de justiça, preferencialmente o judiciário, tendo por escopo receber trabalhos nas áreas do Direito, Comunicação Social, Segurança Pública, Educação, Filosofia, Ciência Política e Sociologia, partindo, por exemplo, de autores como Michel Foucault, Norman Fairclough, Achille Mbembe, Giorgio Agamben, Gilles Deleuze.

 

Serviços

Agenda - Junho 2019

Do Se Te Qu Qu Se Sa
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6

Programa de Pos-Graduacao em Sociologia - Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi

Fone/Fax: +55 85-3101.9887

© 2011 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados