Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Doutorando do PPGS relata sua experiência em Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

O Doutorado do PPGS, Claúdio Sena, conta por meio de relato como foi a sua experiência durante o período do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, acompanhe:

Cheguei em Lyon em novembro de 2018, onde residi até abril de 2019. Após período de instalação em residência universitária viabilizada pelo Espaço Ulys e Université Lumière Lyon 2, esta última nossa parceira, iniciei as atividades propriamente ligadas ao PDSE. Divido estas atividades em 4 partes: a pesquisa de campo; o estudo do idioma francês; a pesquisa e escrita nas bibliotecas municipal e da universidad; seminários e aulas sobre antropologia e sociologia. 

A pesquisa de campo iniciou-se com uma fase prévia de identificação dos centros de treinamentos de artes marciais e primeiros contatos com possíveis interlocutores, sobretudo os professores das academias. Lembro o tema de minha tese: “A dor é passageira. A vitória é infinita.” A instrumentalização e a mutação dos corpos na prática de MMA – Mixed Martial Arts. As incursões em campos foram feitas principalmente em duas academias: a ZR Team Lyon e a Lyon MMA Center. Além das visitas aos centros de treinamento, também acompanhei um seminário de artes marciais na cidade de Grenoble, ministrado pelo professor Flávio Santiago, um importante lutador que fez parte do período de ascensão da Luta Livre, do Vale-Tudo e do MMA na Brasil. Foram realizadas observações, entrevistas, desenvolvimento de cadernos de campo, registros fotográficos, prática de um treinamento na academia ZR Team, dentre outros recursos da pesquisa qualitativa. 

Realizei também visitas e estudos periódicos nas bibliotecas Bibliothèque Lyon 2 Chevreul e Bibliothèque Municipale de Lyon. A partir do direcionamento por parte do professor coorientador de tese na França, Jorge Santiago, e pela integração ao laboratório EVS - Environnement Ville Sociétérealizei um levantamento bibliográfico sobre temas que contornavam minha pesquisa: sociologia e antropologia do corpo; sociologia do esporte na França.

Em relação ao aprimoramento da língua francesa, em dezembro realizei inscrição na Coup de Pouce Université, uma escola mantida pela Igreja Católica dedicada a receber estudantes, em sua maioria, de baixo poder aquisitivo, além de imigrantes, refugiados e solicitantes de pedido de asilo na França. Na Université Luimière Lyon 2, comecei em fevereiro de 2019 um curso para doutorandos estrangeiros.

Alguns eventos acadêmicos que participei:

  • Seminário Anthropologie de la Vie - Perig Pitrou (École des Hautes Études en Sciences Sociales– EHSS, Paris)
  • Seminário Anthropologie General et Philosophie - François Flahault (École des Hautes Études en Sciences Sociales– EHSS, Paris)
  • Aula Anthropologie de la nature – Qu’est ce que comparer? - Philip Descola (Collège de France, Paris) 
  • Seminário “Littérature française moderne et contemporaine: Histoire, critique, théorie” - Antoine Compagnon (Collège de France, Paris) 
  • Cours d’anthropologie historique - Jorge Santiago (Université Lyon 2)
  • Palestra “Une approche sociologique du processos de victimisation” – Yannick Barthe (CNRS - Maisons des Sciences de l'Homme, Lyon St-Etienne)
  • Projections de films d’ethnologues - Deux journées de projection de films réalisés par et sur des chercheurs en ethnologie du CNRS, proposées en collaboration avec le 37e Festival Jean Rouch (Musée des Confluences, Lyon)
  • Ma thèse en 180 secondes (Université Lyon 2)

 

 

 

Serviços

Agenda - Outubro 2019

Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

Programa de Pos-Graduacao em Sociologia - Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi

Fone/Fax: +55 85-3101.9887

© 2011 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados