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Conheça o PPGE/UECE

Informações Institucionais:

  • O Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE – PPGE, constituído a partir da recomendação do Curso de Doutorado pela CAPES em 02/04/2012 (Ofício 057-20/2012 – CTC/CAAII/CGAA/CAPES), é resultado de uma caminhada marcada pelo trabalho de colaboração de um grupo de docentes que assumem a formação de professores como objeto de reflexão, de pesquisa e de intervenção política.
  • O Curso de Mestrado Acadêmico em Educação (CMAE) foi criado pela Resolução nº 2486/2002 – CEPE/UECE, de 6 de dezembro de 2002, com área de concentração em Formação de Professores, iniciou suas atividades em 2004. Foi homologado por meio da Portaria do CNE nº 1.652, de 3 de junho de 2004.
  • O Curso de Doutorado em Educação (CDE), cujo projeto político pedagógico teve sua aprovação instituída pela Resolução nº 3382/2011 – CEPE/UECE, foi criado em 27 de junho pela Resolução nº 997/2011 do CONSU.


São objetivos do PPGE:

  • Produzir conhecimentos na área de educação que contribuam para o incremento do campo da pesquisa e da intervenção sobre formação de professores, considerando as dimensões da teoria e prática, do desenvolvimento profissional e da aprendizagem;

  • Formar profissionais para a Educação Superior, a Educação Básica e a gestão educacional capazes de compreender a prática docente em estreita vinculação com a totalidade social, por meio da articulação entre ensino e pesquisa;

  • Promover a parceria entre as linhas e os grupos de pesquisa do Programa na perspectiva da formação docente interdisciplinar, considerando o campo de atuação desse profissional e a especificidade do seu trabalho na promoção da formação cultural, da aprendizagem e da emancipação humana.

  • Desenvolver investigações que:

a) abordem as práticas de desenvolvimento docente, os múltiplos saberes, as estratégias de ensino e aprendizagem e os processos intersubjetivos presentes no cenário do trabalho docente e da formação profissional em tempos e espaços diferenciados;
b) articulem a política educacional com os contextos históricos e contemporâneos da formação de professores, considerando a gestão educacional e escolar, a avaliação de sistemas e as tecnologias em educação; e,
c) estabeleçam relações entre trabalho e educação, numa perspectiva histórica e cultural, abarcando a problemática da formação e da prática docente em sua conexão com o processo social.


Compõem a coordenação: