Curso de Doutorado

O Curso de Doutorado em Educação da UECE é constituído por 4 linhas de pesquisa:

 

A) Formação, Didática e Trabalho Docente:

Núcleo 1 – Didática, Saberes Docentes e Práticas Pedagógicas Ementa: A Pedagogia e a Didática, as práticas e os saberes na formação para o trabalho docente como possibilidade de práxis, a partir dos desafios e contradições que se evidenciam na sala de aula e na sociedade.

Núcleo 2 – Formação de Professores de Ciências e Matemática Ementa: Formação docente inicial e continuada para o ensino de Física e de Matemática, com abordagem de aspectos didáticos, metodológicos e históricos. Ensino e Pesquisa, na universidade e em integração com a Educação Básica.

Núcleo 3 – Arte, Memória e Formação Ementa: Desenvolve pesquisas que versam acerca da Arte, Educação Estética, Ensino de Artes, História da Arte ou sobre História e Memória da Educação e Biografias de Educadoras(es), nas suas interfaces com Educação e Formação Docente.

Núcleo 4 – Educação Escolar, Formação, Luta de Classes e Pedagogia Histórico-crítica Ementa: Articula estudos e pesquisas que abordam a educação escolar (básica e superior); educação do campo; formação e práxis docente; expansão, financiamento e avaliação da educação superior, na perspectiva da interseção entre a Filosofia da Práxis e a educação.

Núcleo 5 – História e memória da formação de professores Ementa: Dedica-se a discutir a história da educação com ênfase na educação e atuação profissional feminina, a partir da biografia de mulheres educadoras. Ao destacar seus contextos socioculturais na interface com os percursos formativos e as práticas pedagógicas, preserva a memória das mulheres, das instituições escolares e de suas contribuições para o cenário educacional.

B) Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação:

Núcleo 1 – Desenvolvimento Docente, Currículo e Inovação Ementa: Investiga o desenvolvimento profissional como processo que envolve a constituição do sujeito, sua subjetividade, com ênfase na formação do professor, na sua aprendizagem como adulto, na identidade e na prática docente em diferentes níveis, modalidades e contextos, articulando-os ao currículo, à cultura (institucional, educacional e social), à pesquisa como princípio formativo, à aprendizagem da docência e às inovações pedagógicas.

Núcleo 2 – Formação, Profissão e Práticas Educativas em Saúde Ementa: Investiga a formação, a docência, a história da profissão, a pesquisa em educação e saúde, o processo de ensino e de aprendizagem e as práticas educativas de saúde.

Núcleo 3 – Aprendizagem e Subjetividade no Percurso de Formação e Prática Docente Ementa: Enfoca o processo de desenvolvimento docente na relação com a Psicologia da Educação e Avaliação Terapêutica, visando articular esses elementos com aspectos da dinâmica emocional e funcionamento cognitivo dos professores que interferem em seus percursos formativos e a sua forma de exercer a docência, tais como a saúde mental, a identidade e a subjetividade.

C) Formação e Políticas Educacionais:

Núcleo 1 – Política e Gestão Educacional Ementa: Estudos e pesquisas sobre política e gestão educacional, gestão escolar e avaliação de larga escala, articulados à formação docente, com ênfase na educação básica.

Núcleo 2 – Tecnologias Digitais em Educação Ementa: Estudos e pesquisas sobre a formação de professores com e para a educação à distância, considerando as tecnologias digitais e as políticas educacionais contemporâneas para a área, com especial destaque para a utilização da analítica da aprendizagem (learning analytics).

Núcleo 3 – Planejamento e Avaliação de Sistemas Educacionais Ementa: Planejamento e avaliação de sistemas educacionais. Teorias, práticas e instrumentos constitutivos do processo da formação e atuação docente.

D) Marxismo e Formação do Educador:

Núcleo 1 – Marxismo como Ontologia do Ser Social Ementa: Trabalho, educação e formação humana; pressupostos onto-históricos da educação emancipatória.

Núcleo 2 – Formação Docente no Contexto do Capitalismo Contemporâneo Ementa: Trabalho, educação e reprodução do capital; o processo de mercantilização do ensino e seus desdobramentos sobre a formação docente.