Conheça o programa

15 de dezembro de 2008 - 11:16

A proposta central do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF) é a formação de mestres e doutores com qualificação de alto nível no campo das Ciências Fisiológicas, oferecendo um sólido embasamento teórico e laboratorial em Fisiologia e Ciências Fisiológicas aos indivíduos motivados para a carreira acadêmica e científica nesta área.

O corpo de disciplinas obrigatórias é composto por Fundamentos de Ciências Fisiológicas I (2 créditos),  Fundamentos de Ciências Fisiológicas II (6 créditos), Bioestatística (3 créditos), Seminários I e II (1 crédito cada) e Metodologia do Ensino Superior (2 créditos). Cada crédito equivale a 15 horas aula de acordo com o regimento do PPGCF vigente a partir de Novembro de 2008. 

O conjunto de disciplinas ofertadas objetiva dar aos discentes uma formação geral em Fisiologia Humana, ligada ao trabalho científico (que inclui o planejamento metodológico e tratamento estatístico dos dados experimentais, importantes para a preparação e execução dos projetos de pesquisa, relatórios técnicos, dissertações e artigos científicos) e ao ensino da Fisiologia e Ciências Fisiológicas.  Finalizados os créditos de disciplinas (21 créditos) e terminado o trabalho de pesquisa, o aluno poderá obter o grau de mestre com um mínimo de 51 créditos, após apresentação pública e arguição de sua dissertação, esta última com valor de 30 créditos.

Ao final do primeiro ano do curso, após conclusão das disciplinas obrigatórias, o aluno se submete ao Exame de Qualificação, apesar de obrigatório, não entra na contagem de créditos. Este exame objetiva uma avaliação acurada do projeto de pesquisa apresentado pelo aluno a uma banca examinadora que, regimentalmente, deve ser composta pelo orientador, o co-orientador (se houver) e um terceiro componente. Este exame deve ocorrer entre o 10º e 14º mês (para mestrado) e entre 22o e 24o mês (para doutorado) de seu ingresso, sendo um dos pré-requisitos, sua submissão ao Comitê de Ética para o Uso de Animais da Universidade Estadual do Ceará (CEUA/UECE) e, quando pertinente, a outros comitês tais como o de Biossegurança e o de Pesquisa com Seres Humanos. Esta qualificação indubitavelmente vem proporcionando redirecionamentos e melhoria da qualidade do trabalho experimental.