Conheça o Programa

 

HISTÓRICO

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) é uma universidade pública, estando integrada à estrutura organizacional do Governo do estado do Ceará. Isso tem significado dialogar com diversas instâncias governamentais, buscando flexibilidade de processos e procedimentos administrativos, mantendo sua autonomia como instituição universitária, com vinculação a outros níveis de planejamento e regulação, no âmbito municipal, regional e na esfera da União.

Nesse contexto institucional, sublinha-se, o Plano de Desenvolvimento Institucional da UECE (2017-2021), que esta Universidade tem compromisso com a progressiva melhoria da produção acadêmica, através da construção de paradigmas, da ampliação do campo epistemológico, mediante a pesquisa científica, a formação profissional e a difusão cultural, no que se refere à qualidade, profundidade e à relevância, em âmbito nacional e internacional. Em termos históricos, a UECE conta com 45 anos de existência e desde a sua implantação caracterizou-se como uma Instituição com forte atuação na interiorização universitária com um raio de alcance que inclui nove microrregiões, situadas no ecossistema do semiárido que abrange quase a totalidade do interior cearense, envolvendo 90 municípios. Particularmente no contexto do ensino de graduação e de pós-graduação, o Plano de Desenvolvimento Institucional da UECE (2017-2021) preconiza o ensino com excelência acadêmica que se pauta em Planejamento Estratégico quadrienal com acompanhamento e avaliação anual das ações vinculadas a pós-graduação e pesquisa.

Pelo exposto nos documentos institucionais, a vocação da UECE para o desenvolvimento do semiárido brasileiro, com base na inclusão social e no desenvolvimento socioeconômico das regiões do estado do Ceará, é um ponto relevante na proposta do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), que iniciou seu funcionamento com o Curso de Mestrado Acadêmico em Administração (CMAAd), em 2005. Desde a sua criação o Curso de Mestrado Acadêmico em Administração, e posteriormente o Curso de Doutorado em Administração (CDA), vem desenvolvendo iniciativas e projetos tendo em vista o alinhamento com as políticas institucionais nacionais, regionais e locais e com a perspectiva de evolução do conhecimento e da prática em Administração nas suas diferentes áreas de estudo, com ênfase na interdisciplinaridade.

Este caráter fortemente interdisciplinar foi se constituindo durante esse percurso histórico e baseou-se, inicialmente, em dois pontos:

 

i) diversificação das origens e da formação básica e acadêmica em pesquisa dos professores do Mestrado de Administração da UECE;

ii) diversidade interdisciplinar em termos teóricos, epistemológicos e metodológicos dos estudos desenvolvidos nos grupos de pesquisa liderados pelos professores.

Nesse contexto, observa-se que uma forte tradição em pesquisa vem sendo desenvolvida e se consolidando nas seguintes macro áreas:

i) Administração empresarial, e temas a ela inerentes tais como a gestão estratégica, o desempenho empresarial, o marketing, as finanças, a gestão de pessoas, as relações de trabalho, dentre outros;

ii) Economia empresarial, o empreendedorismo, a tecnologia, a inovação e a economia e as indústrias criativas;

ii) Estudos organizacionais, a cultura, as práticas, o ambiente, incluindo as cidades, e a sustentabilidade;

iv) Métodos de ensino e pesquisa em administração;

v) Política pública associadas aos temas de i a iii.

 

Entre os anos de 2007 e 2014, o CMAAd desenvolveu um conjunto de ações, destinados a promover ciclo virtuoso de fortalecimento de seu caráter interdisciplinar, culminando com a evolução da nota do Programa de 3 para 4, na última Avaliação Trienal da CAPES. Durante o período 2007 a 2010, foram aprovados, em editais competitivos promovidos pela CAPES, importantes projetos de pesquisa baseados em propostas coletivas ao envolver em rede parte dos professores do corpo permanente do PPGA e professores de outras instituições que atuam em programas stricto sensu nacionais já consolidados. Entre eles destacam-se a cooperação acadêmica entre o CMAAd e a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – EBAPE, da Fundação Getúlio Vargas – FGV do Rio de Janeiro, aprovado no Edital CAPES PROCAD / NF e posteriormente a cooperação acadêmica entre o PPGA e a Fundação Getúlio Vargas – FGV de São Paulo, também aprovado no Edital CAPES PROCAD. Este projeto possibilitou que professores do PPGA cumprissem estágio com bolsa de pós-doutorado nas duas Instituições. As pesquisas de pós-doutoramento desenvolvidas no contexto do projeto PROCAD, com foco predominante nas grandes áreas da Administração da Ciência, Tecnologia e Inovação e Competitividade Empresarial, possibilitaram que estas áreas se caracterizam como transversais a áreas de estudos, como: marketing, sustentabilidade, estudos sociológicos e culturais das práticas científicas, entre outros.

 

A partir de 2014, o CMAAd começou a preparar, para apresentação à CAPES, o projeto do curso de Doutorado em Administração (CDA), estimulado pelo resultado favorável de avaliação do triênio anterior e pelo amadurecimento e expansão do seu corpo docente. Assim, o programa PPGA/UECE, concebido de forma coletiva, foi autorizado pela CAPES no primeiro semestre de 2015, contemplando a ampliação da área de concentração que, ao tempo do CMAAd estava focada em Pequenos e Médios Negócios, passando no PPGA a ser Gestão, Organizações e Ambiente. No mesmo ano de sua aprovação pela CAPES, o PPGA consolidou seu processo de ingresso dos alunos do Doutorado, com a seleção da primeira turma, concluído em julho, para início de atividades em agosto.

 

OBJETIVOS

O PPGA apresenta como objetivo geral a geração de conhecimento visando à formação de docentes, pesquisadores e profissionais com amplo domínio do seu campo de saber e aptos a atuarem no ensino, pesquisa e desenvolvimento nas interfaces “Gestão, Organizações e Ambientes” e como objetivos específicos os seguintes:

 

a) Formar pesquisadores e docentes de alto nível com vocação para a pesquisa e ensino no contexto universitário brasileiro, com forte interlocução com os principais centros nacionais e internacionais de produção do conhecimento;

 

b) Desenvolver estudos e conhecimento interdisciplinares de alto nível e de real impacto em nível regional, nacional e internacional, na concentração definida para o programa e nas linhas de pesquisa estabelecidas;

 

c) Desenvolver pesquisas conjuntas com instituições locais, regionais, nacionais e internacionais, visando à evolução do conhecimento em Administração em diferentes contextos;

 

d) Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico nacional, em especial da região Nordeste, a partir da inserção do conhecimento em Administração em diversos contextos e setores econômicos;

 

e) Contribuir para o desenvolvimento científico da Administração, por meio de pesquisas que estejam na fronteira do conhecimento e representem o estado-da-arte;

 

f) Consolidar temas de pesquisa que contemplem diferentes perspectivas epistemológicas, teóricas e metodológicas e que enfoquem problemas de natureza social, econômica e ambiental existentes no contexto internacional, nacional e regional;

 

g) Viabilizar e colaborar, a partir de articulações entre os grandes centros nacionais e internacionais de produção do conhecimento, com a vocação da UECE em seu contexto de atuação, por meio de projetos de estudo e pesquisa que integrem a formação de professores – pesquisadores e profissionais comprometidos com um conhecimento de Administração voltado para o interesse social, econômico, político e cultural.

 

PERFIL DO EGRESSO

O PPGA identifica diferentes perfis de egresso a partir da formação no Mestrado e Doutorado.

 

O egresso do Curso de Mestrado Acadêmico (CMA/UECE) deverá reunir diferenciais de ator organizacional proativo e crítico, com habilidades e competências para atuação em diversos campos da administração, ou em segmentos adequados ao foco de suas aptidões.

As linhas do programa, as disciplinas e as possibilidades de produção de pesquisas e de aquisição de conhecimentos formarão profissionais para atuar nas áreas didático-pedagógicas, organizacional e políticos-institucionais da gestão.

O pós-graduado deverá agregar conhecimentos de inovação, empreendedorismo, métodos de gestão de pessoas, produção, marketing e finanças.

Nessa perspectiva, o egresso do Mestrado, além de buscar um repertório intelectual amplo, abrangente e por vezes generalista, deverá mergulhar nas especialidades do seu tema de pesquisa.

Os profissionais formados deverão desenvolver as seguintes competências de caráter interdisciplinar:

a) analisar, de forma fundamentada e crítica, as matrizes epistemológicas, as suposições ontológicas, os sistemas teóricos e as modalidades metodológicas associadas ao conhecimento científico de Administração;

b) desenvolver pesquisas de caráter interdisciplinar de alto nível com alinhamento com os principais temas de interesse social e com os enfoques teóricos, epistemológicos e metodológico de pesquisas mais adequados a cada contexto;

c) atuar como docentes e pesquisadores na formação, em níveis de graduação e de pós-graduação, com uma conduta profissional crítica, inovadora e voltada para o desenvolvimento social e científico.