Proposta do Programa

 

Implementado a partir de 2012, o Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA) foi o primeiro programa de pós-graduação a oferecer doutorado no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE), instituição com ampla atuação acadêmica no eixo Norte-Nordeste. Com forte atuação em áreas de estudo como desenvolvimento e ensino de línguas, multiletramentos, linguagem e tecnologia, cognição e interação, tradução e estudos críticos da linguagem, o PosLA apresenta-se com um perfil próprio por ser o único programa cearense com ampla atuação em Linguística Aplicada.

 

O PosLA atua singularmente no que já é a nossa vocação: estudar questões atuais da Linguística Aplicada direcionadas a problemas práticos do cotidiano relacionados à linguagem e à interação, no que diz respeito às tecnologias, às construções identitárias em sala de aula e às práticas culturais e discursivas diversas.

 

A linha 1, “Linguagem, Tecnologia e Ensino”, incorpora a área de ensino, explicitando a articulação das pesquisas em multiletramentos com os processos de ensino e aprendizagem e o compromisso com a investigação sobre os efeitos das novas tecnologias na textualidade, sobre as formas de interação na pós-modernidade e sobre os gêneros praticados na cultura digital.

 

É na linha de pesquisa 2, “Multilinguagem, Cognição e Interação”, que reside o relevante papel social que temos exercido no sentido de incentivar a inclusão social através do trabalho de audiodescrição e legendagem para pessoas com deficiência visual e auditiva, respectivamente, além das pesquisas que investigam a linguagem nas perspectivas variacionista, cognitiva e sistêmico-funcional.

 

A linha 3, “Estudos Críticos da Linguagem”, procura estudar a mudança social e as possibilidades de superação das formas de exclusão por meio das mudanças discursivas. A linha 3, desse modo, concentra atenção nas investigações críticas dos processos de reprodução, sustentação e transgressão de sentidos e formas de ação naturalizadas pela linguagem.

 

A questão da interação está presente nas três linhas de pesquisa do programa, o que marca a nossa área de concentração como Linguagem e Interação. A ênfase na temática da interação é reflexo da visão subjacente às linhas de pesquisa, aos projetos e às disciplinas que integram o PosLA. Tal visão compreende que os sentidos com os quais operamos socialmente e que, por consequência, orientam nossas ações são gerados em processos interacionais situados social, histórico e culturalmente, ou seja, em uma situacionalidade fundamental para o estudo das diversas formas de linguagem, das práticas discursivas e dos seus efeitos em contextos específicos. Por conseguinte, o Programa prioriza a dimensão da linguagem como prática social indissociável dos sujeitos que a empregam localmente em contextos concretos de interação. Em síntese, a questão da interação está presente nas atuais três linhas de pesquisa, quer sejam:

 

Linha 01 – Linguagem, Tecnologia e Ensino;

Linha 02 – Multilinguagem, Cognição e Interação;

Linha 03 – Estudos Críticos da Linguagem.

 

É na conjuntura dessas três perspectivas de investigação que se consolida a Linguística Aplicada que praticamos em nosso programa em perspectiva crítica e transdisciplinar, integrando conhecimentos dos estudos linguísticos e demais áreas do conhecimento para a problematização dos fenômenos sociais nos quais a linguagem é elemento central.

 

Com foco nas práticas interacionais, o PosLA objetiva, de modo geral, contribuir para a formação de atores sociais que podem atuar, de forma refletida e crítica, na educação, para o desenvolvimento dos multiletramentos, no ensino e na aprendizagem de línguas, nos diversos campos da tradução e na elaboração de políticas públicas na área de Linguística ao compreenderem como a linguagem opera no mundo.

 

Em relação aos professores, o Programa tem como objetivo oferecer condições para a realização de atividades de ensino e pesquisa para a consolidação e o desenvolvimento das linhas e dos grupos de pesquisa em que atuam, bem como para uma maior articulação de suas investigações com a realidade social.

 

Em relação à instituição, o Programa visa contribuir para a formação de um centro de excelência em Linguagem e Interação, respondendo aos desafios da educação para os multiletramentos e à pluralidade das demandas sociais. Desta forma, pretende realizar um trabalho científico de qualidade, ampliando a oferta de Pós-Graduação na UECE, diversificando e aprofundando o conhecimento linguístico que embasa as práticas sociais.

 

Em relação ao corpo discente, nossa missão é formar pesquisadores e docentes (mestres e doutores) aptos a atuarem em nível superior, qualificando-os para a pesquisa interdisciplinar nos diferentes campos de estudo da Linguística Aplicada, tendo como foco o funcionamento da linguagem em suas diferentes perspectivas, tais como linguística, cognitiva, sociocultural, histórica e política.