Internacionalização

 

Ao longo dos últimos anos, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) estabeleceu vínculos com instituições de países em todos os continentes e esse alcance é fruto do esforço de nossos professores e estudantes no estreitamento das relações com o mundo. A UECE, dessa forma, vem passando por um rápido processo de internacionalização nos últimos anos. Isso se evidencia pelo aumento de suas parcerias internacionais.

 

O plano de internacionalização da UECE possui 3 grandes objetivos, a saber:

 

> Proporcionar um maior espaço para a vivência da interculturalidade no qual o respeito mútuo às diferenças permita a construção de uma cultura de paz entre os diversos membros da comunidade acadêmica internacional. A troca entre pessoas de diferentes culturas e países possibilita uma formação humanista voltada para uma consciência planetária em que se compreende que todos habitamos a mesma casa;

 

> Ampliar o espírito de cooperação científica entre pesquisadores da UECE e estrangeiros possibilitando o aumento do impacto e da visibilidade internacional das pesquisas realizadas;

 

> Estimular parcerias produtoras de inovação tecnológica e social para desenvolvimento do Estado do Ceará dentro do espírito de troca de conhecimento entre as diferentes nações e a diminuição das desigualdades regionais.

 

Pretende-se com isso a criação de um espaço multicultural e multilinguístico de trocas entre diferentes nações que aprimore a formação de nossos alunos na direção do respeito mútuo entre os povos, da cultura de paz e da superação das desigualdades regionais. Nos últimos quatro anos, em consonância com o plano de internacionalização da universidade, destacamos os seguintes intercâmbios internacionais:

 

>> Convênio de Cooperação entre Universidade Aix-Marselhe, UECE, USP e Universidade de São Francisco: esse intercâmbio entre a equipe do PosLA, em especial da Profa. Rozania Moraes, e a equipe ERGAPE da Universidade Aix-Marseille, sobretudo com a colaboração ativa de um de seus membros, o professor Daniel Faïta, rendeu importantes ações no âmbito da pesquisa das duas instituições.

 

>> Escola de Altos Estudos em Letramentos acadêmicos, internet e mundialização, realizada entre os dias 20 e 31 de março de 2017: O PosLA participou da cooperação entre quinze programas de pós-graduação, vinculados a treze (13) Instituições de Ensino Superior brasileiras. Tais instituições nacionais uniram-se a duas (02) instituições estrangeiras convidadas, a Universitat Pompeu Fabra (Espanha) e a Université de Lorraine (França). A professora Nukácia Meyre Araújo foi a docente responsável pela realização da parceria no PosLA/UECE.

 

>> Convênio entre Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA/UECE), Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE:FAFIDAM-FECLESC) e Universidade de East Anglia, no Reino Unido: Em 2017, a professora Claudiana Alencar realizou viagem ao Reino Unido para executar plano de trabalho estabelecido por ocasião do convênio, ministrar aulas sobre Paulo Freire e a Pedagogia Crítica, elaborar livro sobre política educacional, docência e movimentos sociais no contexto neoliberal e iniciar conversações com a Universidade da Cidade de Birmingham-BCU, a fim de preparar renovação de Convênio no ano de 2018.

 

>> Convênio entre Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA/UECE), Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE:FAFIDAM-FECLESC) e Universidade da Cidade de Birmingham, na Inglaterra: Desse convênio, devemos destacar as seguintes atividades: (i) reunião com a Profa. Dra. Joyce Canaan para avaliação das atividades da pesquisa iniciada durante a Bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), no PosLA/UECE, de setembro de 2016 a agosto de 2017; (ii) reunião com o orientando de Mestrado da Profa. Amanda French (BCU) e com a Profa. Joyce Canaan (BCU), a fim de trabalharmos aspectos de sua pesquisa sobre o Ensino Superior inglês, que têm proximidade com o projeto de pesquisa colaborativo entre BCU e PosLA; (iii) apresentação do livro “Política educacional, docência e movimentos sociais no contexto neoliberal”, organizado pela profa. Sandra Gadelha (MAIE), com participação da Profa. Claudiana Nogueira de Alencar (PosLA);

 

>> Em abril de 2018, a UECE foi uma das quatro universidades brasileiras selecionadas em chamada do British Council, com projeto intitulado “Capacity building and internationalisation: building sustainable partnership between UEA and UECE” (“Capacitação e internacionalização: construindo uma parceria sustentável entre a UEA e a UECE”). O projeto foi coordenado pela professora Claudiana Nogueira de Alencar, com parceria estabelecida entre PosLA/UECE  e MAIE (Fafidam/Feclesc-UECE), na chamada de “Capacitação e  internacionalização para Instituições de Ensino Superior”, realizada pelo British Council, em parceria com a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Destacamos as seguintes atividades de implantação do projeto em 2018: visita de Cooperação Científica dos professores da Universidade de East Anglia, do Reino Unido, Alfonso Avila-Merino e Spyros Themelis, no período de 03 a 11 de novembro de 2018. A visita dos professores da Univeridade de Anglia-UK foi parte das atividades previstas no projeto. Atividades desenvolvidas na visita: (i) reunião com equipe do PosLA e do Maie para avaliação e sistematização dos resultados referentes à visita das professoras do PosLa, Claudiana Nogueira de Alencar e Nukácia Araújo, e a Profa. Sandra Gadelha do MAIE à Universidade de East Anglia-UK em junho de 2018; (ii) apresentação da Proposta da UECE pela profa. Nukácia Araujo para a construção de uma proposta conjunta UECE e UEA para concorrer ao Edital Erasmus Plus; (iii) apresentação da Proposta da Universidade de East Anglia pelo prof. Alfonso Avila-Merino. para a construção de uma proposta conjunta UECE e UEA para concorrer ao Edital Erasmus Plus. Destacamos como resultados o fato de que a UECE e a University of East Anglia (UEA) realizaram seminários conjuntos, no Brasil e na Inglaterra, durante os anos 2016 e 2017, promovidos pelo PosLA e MAIE. Dando prosseguimento a este trabalho, promovemos de forma profícua a vinda dos professores Alfonso Avila-Merino e Spyros Themelis, em 2018, para aprofundarmos a discussão sobre a internacionalização curricular na construção de uma perspectiva de internacionalização na Linguística Aplicada e na Educação que contemplasse atividades de intervenção social para uma cidadania global, o que requer a sistematização de experiências e a formalização de um instrumental para tal.  Nessa visita dos professores Alfonso Avila-Merino e Spyros Themelis à UECE, avançamos mais um passo nessa direção, na medida em que construímos como resultado concreto de nossa cooperação uma proposta para concorrermos em conjunto ao Edital de Internacionalização Erasmus Plus 2019;

 

>> Missão Brasil-Reino Unido para internacionalização do ensino superior: em dezembro de 2018, a professora Claudiana Alencar viajou em missão para atividades referentes ao intercâmbio. A missão aconteceu entre os dias 3 e 7 de dezembro de 2018 e contou com uma série de seminários e workshops para estimular o contato de um grupo qualificado de universidades e instituições de ensino superior, tanto brasileiras quanto britânicas, para discutir temáticas caras à internacionalização do ensino superior. Além dos dias de seminários e workshops, a equipe do British Council nos apoiou com uma agenda complementar (realizada de 08 a 11 de dezembro de 2018) para o contato de universidades parceiras. No nosso caso, mantivemos contato com a Universidade de Oxford e a Universidade de Londres, na Inglaterra, e a Universidade de St Andrews e a Universidade de Glasgow, na Escócia. Ressaltamos que esta iniciativa, realizada pelo Conselho Britânico com o apoio da Embaixada Britânica, visou dar continuidade às atividades desenvolvidas por ambas as instituições no que diz respeito à realização de parcerias estratégicas e duradouras entre instituições de ensino superior brasileiras e britânicas. Destacamos como resultados: a missão de internacionalização UK-BR, liderada pelo British Council, em parceria com a Embaixada Britânica, pode aprofundar as discussões realizadas pelo Grupo de Trabalho Brasil – Reino Unido para Ensino Superior, do qual a UECE faz parte.  As discussões, durante a missão, incluíram reflexões sobre o fortalecimento da qualidade do ensino superior através de parcerias internacionais, redes de pesquisa, bem como desafios do processo de internacionalização. As instituições presentes puderam trocar experiências e discutir iniciativas que já estão desenvolvendo, inclusive aquelas no contexto do CAPES – PrInt. A heterogeneidade das universidades brasileiras foi um dos pontos mencionados como desafio para a implementação de um projeto nos moldes do PrInt. Diferentes estágios de internacionalização e a experiência vivenciada pelas instituições de ensino superior devem ser levadas em consideração em futuras oportunidades. Um tópico importante na agenda da missão Brasil-UK foi a relevância do inglês nos processos de internacionalização. Neste contexto de parcerias, também foi enfatizado a importância de se considerar o fortalecimento de redes de pesquisa, criando ambientes institucionais em que o relacionamento entre pesquisadores possa ser desenvolvido. Nessa direção, apresentamos nossa pesquisa participante no Programa Viva a Palavra, desenvolvida no PosLA, para a diretora do Brazilian Studies Programme da Universidade de Oxford, que se interessou em realizarmos uma pesquisa conjunta em 2019, com a possibilidade de iniciarmos um acordo de cooperação científica entre a UECE e a Universidade de Oxford;

 

>> Professora do PosLA como professora visitante no exterior: Em 2019-2020, a professora Claudiana Nogueira de Alencar, docente permanente do PosLA, foi convidada pelo Latin American Centre da Universidade de Oxford, no Reino Unido e atuou como professora Visitante Sênior no período de janeiro a dezembro de 2020. A docente foi aprovada no Edital n° 01/2019 da CAPES, expedido no âmbito do Programa de Professor Visitante no Exterior, que visa à ampliação do acesso de pesquisadores brasileiros a centros internacionais de excelência, bem como proporciona maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira. A profa. Claudiana Nogueira exerce papel social relevante por meio de pesquisas sobre estudos críticos da linguagem. A estada da referida docente em Oxford, instituição acadêmica mais tradicional entre os países de língua inglesa e que está entre as dez melhores universidades do mundo, segundo os mais importantes rankings internacionais, representa um dos maiores índices do projeto de internacionalização do PosLA. Esta parceria foi realizada ao longo dos anos de 2019 e 2020, tendo retornado a professora ao PosLA em 31 de dezembro de 2020;

 

>> Participação do PosLA no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) 2020): o PosLA concorreu e enviou dois doutorandos para realizar seus estágios, a saber: (i) Karlucy Farias de Sousa, aprovada para estância na Universidade de Bedfordshire, na Inglaterra, sob a supervisão do Prof. Dr. Andy Goodwyn, para desenvolvimento da pesquisa Usar ou não usar Recursos Educacionais Digitais (RED), eis a questão: avaliação de RED para o ensino de Inglês para Fins Específicos nos Institutos Federais; (ii) Wescley Batista Lopes, aprovado para realizar estância na Universidade Aix-Marseille (Aix-Marseille Université), na França, sob a supervisão do Prof. Dr. Marion Tellier, para o desenvolvimento da pesquisa O gesto pedagógico: para que e para quem? Análise verbo-gestual da atividade de professores estagiários de francês;

 

>> Participação do PosLA no Programa de bolsas de mobilidade acadêmica ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program), do Governo do Canadá: através do  Programa Futuros Líderes nas Américas (Edição 2020), o PosLA enviou a doutoranda Luciana Peixoto Bessa para desenvolvimento de estância na Universidade de Sherbrooke, no Canadá, sob a supervisão do Prof. Dr. Frédéric Saussez, para desenvolvimento da Análise da atividade docente dos professores de Francês Língua Estrangeira (FLE) e os gestos didáticos: implicações na consolidação da profissão docente.