[DIVULGAÇÃO] Chamada de trabalhos – Revista Linguagem em Foco

3 de setembro de 2021 - 16:53 # # # # # #

O Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) divulga submissões para novo dossiê temático da revista linguagem em Foco:


CHAMADA DE TRABALHOS – v. 13, n. 4, 2021 (setembro a dezembro de 2021)

DOSSIÊ TEMÁTICO: Acesso lexical, desenvolvimento do léxico e aquisição de vocabulário

ORGANIZADORAS: Dra. Pâmela Freitas Pereira Toassi (UFC) e Dra. Ana Beatriz Areas da Luz Fontes (UFRGS)

O acesso lexical é uma etapa do processamento linguístico na qual a palavra é relacionada ao seu significado de forma a possibilitar o uso deste item lexical em um processo posterior, seja de produção ou de compreensão da linguagem. Falhas nessa etapa do processamento são refletidas em exemplos do nosso cotidiano na produção da linguagem, por exemplo, quando queremos expressar algum conceito, mas não nos lembramos de uma palavra que o represente. Na compreensão da linguagem, as falhas ocorrem quando deparamos com uma palavra que não conseguimos remeter a um significado.

Desta maneira, podemos perceber que o acesso lexical se manifesta no processamento linguístico incontáveis vezes no nosso dia a dia. É um processo que ocorre tanto para monolíngues quanto para multilíngues. Tendo em vista a importância desta etapa do processamento linguístico, convidamos pesquisadores e pesquisadoras  a contribuir para este número temático com artigos sobre acesso lexical e temas a ele relacionados, como o desenvolvimento do léxico e a aquisição de vocabulário.

Este número temático abordará o acesso lexical monolíngue, bilíngue, bilíngue bimodal e multilíngue com foco na compreensão e na produção da linguagem, oral e escrita, no desenvolvimento típico e atípico, na aquisição e no processamento da linguagem. Serão recebidos estudos empíricos, estudos de caso e revisões sistemáticas da literatura, dentro das perspectivas da Psicolinguística, da Sociolinguística, da Neurolinguística, da Fonética e Fonologia e da Tradução. Serão aceitas produções em português e em inglês.

Período de submissão: agosto a outubro de 2021.

Previsão de publicação: dezembro de 2021.

Veja mais em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/announcement/view/67