Seminário Intercampi de Educação Superior em letras da UECE – 1 a 3 de julho de 2020

26 de junho de 2020 - 09:37 # #

O Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada divulga evento organizado pelos professores Eleildo (UECE/CH) e Eleonora (UECE/FAFIDAM), ambos doutorandos do PosLA.

O I Seminário Intercampi de Educação Superior em Letras da UECE tem o objetivo de promover discussões sobre o ensino remoto na educação superior com foco no curso de Letras a partir do diálogo entre dois campi: o CH e a FAFIDAM. No evento, haverá discussões sobre desafios e possibilidades desse ensino no nosso contexto a partir da perspectiva de professores, de estudantes e de gestores.

Veja PROGRAMAÇÃO:

01 de Julho de 2020 – 18:30 H.

*Conferência de abertura – EaD e ensino remoto*

Prof.ª Dr.ª Eloísa Maia Vidal (CED/UECE)

Nesta conferência, a Prof.ª Eloísa Maia Vidal discute o ensino remoto no contexto de isolamento social e as principais diferenças em relação à educação a distância. Fala-se também sobre o panorama da EaD e do ensino remoto atualmente, bem como o panorama para a universidade.

02 de Julho de 2020 – 16:00 H.

*Roda de conversa – Ensino remoto: experiências discentes*

Zilda Oliveira (Letras/FAFIDAM)

Clara Andrade (Letras/FAFIDAM)

Ismael Rebouças (Letras/CH)

Natália Lopes (Letras/CH)

Nesta mesa, estudantes do CH e da FAFIDAM descrevem suas experiências com o ensino remoto. Discutem também suas impressões sobre o semestre que foi encerrado e suas perspectivas para o novo semestre.

02 de Julho de 2020 – 18:30 H.

*Roda de conversa – Ensino remoto: experiências docentes*

Prof.ª Dr.ª Ana Maria Pereira Lima (FAFIDAM/FECLESC)

Prof.ª Dr.ª Sarah Maria Forte Diogo (FAFIDAM)

Prof.ª Dr.ª Cleudene de Oliveira Aragão (CH)

Prof.ª Dr.ª Denise Noronha Lima (FAFIDAM)

Nesta mesa, discutem-se as experiências com o ensino remoto sob a perspectiva de professores com atuação na graduação e na pós-graduação, além de discutirem perspectivas para o retorno das atividades.

03 de Julho de 2020 – 16:00 H.

*Roda de conversa – A realidade dos estágios no ensino remoto*

Prof.ª Glenda Demes da Cruz (CH)

Prof. Dr. João Tobias Lima Sales (CH)

Prof.ª Dr.ª Suelene Silva Oliveira (CH)

Prof. Dr. Júlio César Ferreira Firmino (FAFIDAM)

Professores de estágio e um coordenador de curso discutem os desafios da realização das disciplinas de estágio para estudantes do CH e da FAFIDAM e as novas possibilidades de atuação de estagiários de docência.

03 de Julho de 2020 – 18:30 H.

*Mesa de encerramento – Gestão acadêmica e ensino remoto*

Prof.ª Dr.ª Nukácia Meyre Silva Araújo (CH)

Prof. Hidelbrando dos Santos Soares (FAFIDAM)

Nesta mesa, a Pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da UECE e o ex-vice-reitor discutem a implantação do ensino remoto sob a perspectiva da gestão universitária. Também apresentam as perspectivas para o retorno das atividades acadêmicas.