Espaço com berço e carrinho é disponibilizado em sala de aula da UECE

11 de fevereiro de 2020 - 14:06 # # # #

Para dar acolhimento à mestranda Edina Ié, mãe de Edinira, e à doutoranda Rochelle Kílvia e seu esposo Otaciano Dias, mestrando, a Coordenação do PosLA criou espaço reservado com berço e carrinho para que as mães e os pais tenham como cuidar das crianças durante as aulas. A proposta é dar suporte para que as alunas possam, após o encerramento do período de licença-maternidade, incluir os cuidados maternos na rotina do ambiente acadêmico.

A mestranda do programa em Linguística Aplcada, Edina Ié, foi a primeira a utilizar o espaço. Ela tem uma filha de cinco meses e relata que o novo espaço lhe trouxe a oportunidade de conciliar a maternidade com os estudos acadêmicos. “A universidade viu minha necessidade e me acolheu desde o primeiro momento”, afirma Edina, que veio de Guiné Bissau para estudar em Fortaleza.

Edina tem recebido apoio dos colegas da pós-graduação, que costumam deixar recadinhos anônimos como incentivo para que as mães que utilizam o serviço sigam firmes no objetivo de alcançar mais um título acadêmico.

A doutoranda Rochelle Kílvia tem uma filha de três meses e relata que, durante as aulas, tem o apoio do marido, que é também um colega da pós-graduação. Segundo ela, existirem espaços de acolhimento para as mães nas universidades é uma ação muito importante. “É complicado ser mãe e estudante; e esse espaço é um ato de empatia, como se a universidade estivesse dizendo que está junto comigo e vai dar tudo certo”, relata.

De acordo com a Diretora do Centro de Humanidades, Adriana Barros, o espaço para atender as mães foi desenvolvido por vontade individual de professores, sem vínculo com a UECE. No entanto, considerando a repercussão, ela afirma que é possível ampliar o serviço, a partir do interesse dos demais centros acadêmicos. E destaca que há ainda a possibilidade de levantar a discussão junto à reitoria da universidade.

“Além de promover o conhecimento, é importante que a universidade desenvolva ações e políticas para a permanência das estudantes que vivenciam a maternidade, para que elas não se juntem à estatística de desistência”, avalia a Diretora. De acordo com a assessoria da Universidade Estadual do Ceará, a instituição não possui auxílios específicos para as mães universitárias.

(Rochelle Kilvia, Otaciano Dias e a pequena Maitê)

(Otaciano Dias, com sua bebê, e Edina com sua pequena Edinira)