Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Inserção Social

A inserção social do Mestrado pode ser aferida pelas parcerias mantidas com setores estatais e da sociedade civil organizada por meio dos intercâmbios nacionais, realizados desde a criação do curso, a partir de quando o processo de articulação interna do MAPPS com origem em seus grupos de pesquisas se ampliou progressivamente para outras instituições acadêmicas, culturais, de planejamento e de execução de políticas públicas. Esse tipo de inserção foi visibilizada pela presença de professores em fóruns nacionais e internacionais e pelas relações em redes mantidas pelos docentes por meio de intercâmbios entre grupos de pesquisa com pesquisadores e grupos de pesquisa de outros centros e universidades.

Como exemplo das várias iniciativas, tem-se a parceria realizada entre o MAPPS, mas especificamente entre dois de seus professores com a Coordenação dos Núcleos de Mediação Comunitária do Ministério Público do Estado do Ceará – MP-CE. Participação no GEM-TASC (Grupo de Mediação e Tratamento Adequado de Soluções de Conflitos): Trata-se de um grupo de estudos vinculado ao Programa de Mediação Comunitária do Ministério Público do Estado do Ceará. O grupo é interdisciplinar, tendo a participação de profissionais do Ministério Público, mediadores comunitários, professores, psicólogos, advogados entre outros profissionais, estudantes e pesquisadores da temática.

Registraram-se, também, relações e inserções de docentes e discentes com os meios de comunicação de massa por meio de suas participações em debates, entrevistas e mesas redondas nos programas de rádio, televisão, imprensa escrita e online. Essas ações tornaram-se um dos aspectos centrais das estratégias de expansão e consolidação do MAPPS.

Destacamos, ainda, o crescimento considerável, em quantidade e qualidade, das publicações dos docentes e discentes em periódicos com qualis na área da Sociologia e outras áreas correspondentes como pode ser verificada nos Currículos Lattes dos professores, principalmente, no último ano do triênio. Este crescimento deve-se, principalmente, às atividades de pesquisas realizadas pelos Laboratórios, Observatórios e Núcleos que agregam grupos de pesquisas do CNPq por meio da construção qualificada de parcerias e intercâmbios realizados em redes com outros centros de pesquisa local, nacional e internacional. Na esteira deste movimento, garantimos a mudança do qualis B4 para B2 da Revista do MAPPS, O Público e O Privado, atualizada e publicada semestralmente por meio impresso (ISSN 1519-5481) e online (ISSN 22385169) disponibilizadas no site do Mestrado, do primeiro número ao mais recente. Incluiu-se igualmente como publicação do Mestrado a revista “Tensões Mundiais” que tem apresentado importantes discussões nas temáticas relativas a nações e nacionalidades.

 

Os egressos MAPPS têm se destacado pela aprovação em concursos públicos em Universidades, Institutos Federais de Educação, Centros de Pesquisa, dentre outros órgãos, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do país. Ademais, os professores deste Mestrado tem constantemente participado de palestras difundindo o conhecimento para a sociedade.

 

Serviços

Agenda - Dezembro 2014

Do Se Te Qu Qu Se Sa
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Curso de Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade - Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi

Fone/Fax: +55 85-3101.9887

© 2011 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados