Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
 
Inserção Social

A participação de professores do Programa no Mestrado Profissional de Planejamento em Políticas Públicas da UECE  tem contribuído com a formação qualificada de profissionais e gestores para os setores das políticas públicas e privadas, bem como na qualificação de estudantes de dois estados do Norte (Pará e Amapá) mediante convenio entre instituições de ensino superior desses Estados com o Mestrado profissional, onde foram ministradas aulas e realizadas publicações conjuntas com esses estudantes, promovendo, portanto, melhoria no nível de formação dos profissionais desses locais. Saliente-se que grande parte desses estudantes são professores da rede publica e de instituições de  ensino superior e funcionários públicos em geral desses estados.

 

Assim como a participação de alguns professores do Programa (pesquisadores de políticas de segurança pública) na formação e especialização de profissionais da área da Segurança Pública e da Justiça  por meio de suas participações nos Cursos de Especialização em Direitos Humanos e Segurança Pública e Policiamento Comunitário oferecidos pela Universidade Federal do Ceará em convênio com o Ministério da Justiça/Secretaria Nacional de Segurança Pública, integrando portanto a Rede de  Altos Estudos em Segurança Pública-RENAESP.

 

A inserção dos professores do Programa nos movimentos sociais e organizações não-governamentais por meio de atividades que também envolvem os alunos que integram os grupos de pesquisa vinculados ao MAPPS em pesquisas institucionais e acadêmicas, oficinas, seminários e rodas de conversas com grupos de jovens e adultos sobre as temáticas das políticas públicas nas escolas, igrejas, clubes de serviços, associações de bairros, projetos sociais em  bairros das periferias de Fortaleza e outros.

 

A colaboração dos professores nos Projetos de Extensão dos PETs de Serviço Social e Ciências Sociais como palestrantes e para ministrar cursos relacionadas às políticas públicas de juventude, de enfrentamento da violência e da questão social, trabalho e geração de renda, saúde, educação e cultura e outros. Assim como a participação ativa nos debates de criação do Conselho Municipal de Educação em Direitos Humanos e nas atividades e funcionamentos dos Conselhos da Igualdade Racial e da Assistência Social. Assim como a participação de professores nas discussões para elaboração e implementação do projeto pedagógico da Academia Estadual de Segurança de Segurança Pública do Ceará-AESP. Contribuição de alguns  pesquisadores e dos  seus Grupos de Pesquisa, vinculados ao MAPPS, ao Plano de Gestão do Governo Cid Gomes (2011-2014). Parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para participação de um aluno do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade no seu processo de Seleção do Doutorado de 2012 (on line).


Visibilidade

 

O Programa mantém crescente visibilidade e respeitabilidade quer pela inserção social de suas pesquisas na área das políticas públicas, quer pela realização de articulações locais, regionais, nacionais e internacionais com outros programas, grupos de pesquisa e pesquisadores ou mediante parcerias individuais com entidades da sociedade civil e convênios institucionais para realização de pesquisas, participação em eventos científicos, publicações, consultorias e pareceres ad hoc, atividades acadêmicas como participação em bancas de seleção, concurso publico e defesa de dissertações e teses entre outros. Assim como a participação de uma parcela significativa do seu corpo docente em debates, entrevistas e mesas redondas em Programas de Rádio e Tv  e em matérias de Jornais de grande circulação.

O Programa mantinha duas revistas impressas de natureza teórica, registradas com ISSN e possuidoras de comitês editoriais (local, nacional e internacional). O primeiro periódico denominado O público e o privado tem como objetivo manter diálogos acadêmicos com pesquisadores internos e externos ao Programa no campo das políticas públicas. Com objetivo de obter melhor qualis para a Revista, o Programa decidiu reconfigurar a gestão de sua produção para indexá-la, o que ocorreu em 2011 como pode ser vista nos últimos número lançados no seu site (www.seer.uece.br/opublicoeoprivado) e nos sites em que se encontra indexada, ao mesmo tempo, iniciou a criação de um endereço online específico  para a mesma com ISSN eletrônico (2238-5169), antes estava alocada no antigo endereço eletrônico do Programa, que também passou  por reformulações, atendendo as considerações da avaliação da CAPES (2007-2009). A Revista O público e o privado passou também a ocupar um espaço físico no Programa sob a coordenação de sua editoria e com expediente próprio. O periódico continuará com sua publicação impressa, mas teve sua tiragem reduzida em 2011. Com relação ao segundo periódico, Políticas Públicas e Sociedade, não haverá mais publicação impressa e será iniciada a sua completa reformulação no ano de 2012. O objetivo é divulgar trabalhos acadêmicos de alunos da pós-graduação e da iniciação científica com os seus orientadores e já tem endereço eletrônico (www.seer.uece.br/?journal=politicaspublicasesociedade).  Considerando a importância da visibilidade do Programa, as dificuldades de navegação no site e o fato de que mesmo não estava alocado no endereço eletrônica da UECE, em 2011, foi criado um novo endereço eletrônico para  Programa de Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade (www.uece.br/politicaspublicas/) na plataforma eletrônica da Universidade. Acredita-se que essas mudanças proporcionaram maior facilidade e rapidez na navegação do site do MAPPS. A visibilidade do Programa também se dá pelas atividades acadêmicas de seus laboratórios, observatórios e grupos de pesquisas que também possuem sites linkados à plataforma da UECE. Como já foi dito antes, em 2011, a Revista Tensões Mundiais integrou-se ao MAPPS, juntamente com o Observatório das Nacionalidades. O que vem nos possibilitar um alargamento e maior inserção dos nossos pesquisadores e dos seus grupos de pesquisa em redes de pesquisa tanto regional como nacional e internacional.










 

Serviços

Agenda - Setembro 2014

Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4

Curso de Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade - Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi

Fone/Fax: +55 85-3101.9887

© 2011 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados