Geografia CCT

Descrição

“As Travessias Geográficas nos Percursos da Educação: Construindo Conhecimentos e Saberes na Formação Docente”

O Pibid Geografia CCT – Itaperi tem como objetivo estimular a prática docente com a realização de atividades didático-pedagógicas, entrelaçando o debate do ensino de Geografia à Educação contemporânea a partir da parceria entre a universidade e escola estabelecida com o PIBID.
Além das idas as escolas para a socialização dos projetos e oficinas, as ações permitirão proporcionar aos Pibidianos uma produção de materiais pedagógicos para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, gerando diversas oportunidades de participação em eventos científicos e aprendizagem da escrita acadêmica, permitindo, assim, tornarem-se protagonistas nos processos formativos da docência com competência, formando educadores autônomos, com condições de assumir a docência. Dentre os diversos objetivos que o Pibid desperta em seu caminhar selecionamos os mais relevantes:

– Conhecer as realidades socioespaciais das escolas envolvidas pelo subprojeto PIBID/Geografia;

– Relacionar e dialogar sobre os principais desafios que envolvem o ensino de Geografia nas escolas atendidas;

– Criar fóruns de discussão acerca do currículo no ensino de Geografia, abrangendo o debate das reformas educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC);

– Contribuir com planos de interação didático-pedagógica nas escolas a partir do ensino de Geografia, com metodologias ativas;

– Promover a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento da escola;

– Participar das atividades que envolvam a comunidade escolar;

– Contribuir com a formação contínua dos profissionais da Educação Básica ao estabelecer diálogos que perpassam ensino, pesquisa e extensão;

– Realizar atividades no espaço acadêmico, socializando os conhecimentos e saberes construídos a partir do PIBID/Geografia;

– Construir espaços integrados que permitam aos (às) licenciandos (as) vivenciarem a relação teoria e prática no âmbito da escola;

– Sistematizar os resultados e as reflexões em produções bibliográficas e arte visuais, que colaborarão com as escolas e a licenciatura em Geografia.

Todas essas questões tendem a inserir reflexões ao Ensino da Educação Básica e, consequentemente, envolver todos os integrantes do subprojeto. Sobretudo, destaca-se a inserção dos alunos bolsistas em refletir a realidade local, motivando a sua inserção a docência, está como estimuladora na prática de reflexão e possibilitando em produzir respostas às questões atuais.

 

Coordenadora de área

 

 

 

CLEIRE LIMA DA COSTA FALCÃO, Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1994), Especialização em Botânica pela Universidade Federal do Ceará (1995), Mestre em Agronomia Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal do Ceará (2002) e Doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (2009). De 1996 até 2014 exerceu atividades na Universidade Estadual Vale do Acaraú. Coordenadora do Programa de Extensão em Educação em Solos: conhecer, instrumentalizar e propagar. Coordenadora do projeto de Extensão Mostra Itinerante de Educação em Solos e Coordenadora do projeto Avaliação de instrumentos didáticos produzidos para o ensino de solos no nível Fundamental e Médio. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: pedologia, erosão e produtividade, ensino da ciência do solo, educação em solos, extensão universitária.

 

 

 

 

As Escolas de atuação

 

A parceria com as Escolas da rede Estadual e Federal de ensino, localizadas na área urbana de Fortaleza, nos permitirá conhecer realidades distintas permitindo um maior conhecimento da realidade da educação básica podendo contribuir com a formação continuada dos docentes envolvidos, seja das escolas como da Instituição (UECE). As escolas parceiras envolvem a rede Estadual e Federal de ensino, na área urbana de Fortaleza, são: Escola EEEP Comendador Miguel Gurgel Ensino Médio; Escola Municipal Odilon Gonzaga Braveza EMEIF e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/ Campus de Fortaleza.

A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Odilon Gonzaga Braveza – EMEIF (Escola Pública Municipal) tem uma infraestrutura padrão MEC, segue uma exigência legal nas diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN), de acordo com a lei n o 9.994, de 20 de dezembro de 1996, em seu artigo 12 (inciso I). Possui 22 salas de aula com capacidade para comportar cerca de 25 a 40 estudantes, sala diretoria, sala de coordenação, sala de professores, sala recurso multifuncionais, cozinha, refeitório, despensa, biblioteca, banheiros. Possuem 28 professores no total, sendo 24 efetivos e apenas 4 substitutos. Deste total, 25 especializados, sendo 2 mestres e 1 com doutorado. No ano letivo de 2020, a escola possui um total de 744 estudantes, em que 260 pertencem ao ensino fundamental I, 384 pertencem ao ensino fundamental II, 78 pertencem ao EJA e 22 pertencem ao AEE. O turno manhã possui 308 estudantes, o turno tarde possui 336 estudantes e já o turno da noite possui 76 estudantes. Um fato importante que merece destaque é que todo ano letivo os estudantes recebem fardamento, material escolar e livros didáticos fornecidos pela prefeitura.

A escola está situada em local com alta vulnerabilidade social, atende público de risco social considerável, advindos de classes sociais desprestigiadas, uma cidade periférica que vive em meio à violência, insegurança e que sofre com muitas dificuldades. Recebe crianças dos bairros vizinhos e crianças abandonadas que fazem parte do projeto Fazenda Uiraburu (CEU). Não podemos deixar de fora uma particularidade da escola, que é considerada uma grande conquista de toda a comunidade, pois, por mais de 40 anos os moradores vinham buscando a instalação da escola no bairro.

A Escola Comendador Miguel Gurgel – EEEP, está fundamentada em princípios básicos e normas de funcionamento, tendo como suporte o Programa de Desenvolvimento dos Centros de Ensino Experimental, com destaque para a Tecnologia Empresarial Socioeducacional (TESE), que estrutura os princípios da escola. É uma Escola Profissionalizante de tempo integral, onde é ofertado cinco modalidades de cursos profissionalizantes: Contabilidade, Finanças, Informática, Multimídias e Secretariado. O mapa curricular é baseado nas modalidades década curso e o processo seletivo é realizado por provas, sendo aprovada a vaga fica garantida por três anos. e atende um número de 400 estudantes. Tem como objetivo formar além de um profissional para o mercado de trabalho, mas também para uma boa formação cidadã. A estrutura física conta com 21 salas, sendo 10 salas de aula, 01 sala do Grêmio, 1 laboratório de Ciências, dois laboratórios de informática, uma sala de leitura, uma biblioteca, uma secretária, sala de professores, depósito de livros e materiais de limpeza. Está localizada numa região de alta vulnerabilidade social inserida no bairro Guajeru, situada na Grande Messejana, em Fortaleza, sua localização permite receber alunos de Aquiraz e Eusebio que chegam por meio de transporte coletivo.

A terceira escola é o Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Ceará – IFCE/Campus de Fortaleza. Área de Geografia para o ensino médio: DEDUC- Departamento de Educação. Ao todo o campus em 2020.1 teve aproximadamente 7000 matriculas, atendendo as seguintes modalidades: ensino técnico, ensino superior (tecnológico, bacharelado e Licenciatura) e pós graduação e ensino técnico integrado ao médio (que é a modalidade em que o PIBID se insere).

Para esta última modalidade o processo seletivo para o ingresso do estudante foi realizado através de uma espécie de vestibular que contempla todas as matérias que serão utilizadas no ensino médio. Salientamos também que é oferecida uma cota destinada aos estudantes oriundos da rede municipal de ensino de Fortaleza. Desta forma, o perfil sócio econômico dos estudantes é formado por diferentes classes sociais. Estamos desenvolvendo as atividades do programa em parceria com as escolas selecionadas, considerando um maior alcance da realidade da educação básica e focalizando a inserção da pesquisa na formação dos alunos.

 

Os Professores Supervisores

 

 

 

Fabiana Lima Abreu é professora efetiva do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Fortaleza. Tem experiência na área de educação, onde desenvolve trabalhos interdisciplinares e ao longo do percurso geográfico tem se esforçado para o entendimento de uma Geografia para além da dicotomia Física e humana, se dedicando às temáticas ambientais e às relacionadas ao território e a sociedade.

 

 

 

 

 

Sulivan Pereira Dantas, é professor efetivo da rede Municipal de Fortaleza (PMF) e professor universitário em âmbito de Graduação e Pós-graduação. Atua como Formador de professores pela editora FTD Educação, este é parecerista ad hoc do periódico eletrônico Revista Geotemas, editado pela PPG da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e avaliador da Proex e revista eletrônica do PPG da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Coordenador do grupo de estudos Formação de professores e Práticas Educativas em Geografia, atua nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Climatologia Geográfica e Recursos Hídricos.

 

 

 

 

 

Lucas de Holanda Almeida é professor efetivo da Secretária de Educação (SEDUC) do Ceará. Tem experiência com Ensino Médio, na qual leciona a disciplina de Geografia e sua área de estudos é Educação Ambiental.

 

 

 

 

 

 

 

 

Salientamos, por fim, que através do PIBID buscaremos tornarem-se coparticipantes do processo de formação dos licenciados bolsistas, e, por meio das práticas evidenciadas contribuir para a constituição e o fortalecimento da identidade dos professores como pesquisadores, onde pretende-se ser um articulador entre os três pilares da formação universitária: ensino, pesquisa e extensão.