UECE lança edital para seleção de cadastro reserva de bolsista Pibid

9 de abril de 2021 - 17:34

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) lança o edital No. 05/2021 (SELECAO BOLSISTAS PIBID) que visa a formação de cadastro de reserva de bolsistas de Iniciação à Docência (Pibid). As inscrições acontecerão entre os dias 12 e 25 de abril pela internet. Para realizar a inscrição, o candidato deve estar logado em seu e-mail institucional.

Serão oferecidas vagas de cadastro reserva para estudantes dos cursos de licenciatura em Língua Espanhola – CH, Biologia – FECLESC, Geografia – FAFIDAM, Língua Portuguesa – FAFIDAM, Geografia CCT, Química CCT, Alfabetização FACEDI, Alfabetização FECLI.

Os documentos necessários a inscrição são:

Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada (ANEXO II); Histórico escolar e comprovante de matrícula do semestre 2020.2 (obtidos no aluno online e sem a necessidade de firma da coordenação); Estudantes que ingressaram no curso em no semestre 2020-2 estão dispensados de envio do histórico; Declaração de disponibilidade de tempo (12 h semanais), de condição para início imediato das atividades da bolsa e de não participação de programas/projetos institucionais vinculados à Universidade Estadual do Ceará ou a órgãos públicos, com provimentos de bolsa ou não (ANEXO III); Cópia do currículo gerada em “PDF” na Plataforma Capes de Educação Básica; Carta de Intenção (Máximo de duas laudas, na qual o candidato explicita sua motivação para participar do programa PIBID).

Acesse AQUI o formulário de inscrição. Podem concorrer:

a) alunos de cursos de licenciatura regularmente matriculados e não terem concluído mais de 60% da carga horária regimental do seu curso de licenciatura, no ato da inscrição.
b) Declarar que possui pelo menos 12 (doze) horas semanais para dedicação às atividades do PIBID, com horários dedicados ao programa definidos pelo coordenador de área, sendo obrigatória a participação anual em encontros de iniciação à docência e em eventos científicos específicos da área de formação de professores promovidos pela UECE.
c) Firmar termo de compromisso por meio de sistema eletrônico próprio da Capes.
d) Possuir currículo cadastrado e atualizado na Plataforma CAPES de Educação Básica, disponível no endereço eletrônico – https://eb.capes.gov.br/portal/;
e) O discente que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado, poderá ser bolsista do PIBID, desde que não possua relação de trabalho com a IES participante, com a escola onde desenvolverá as atividades do subprojeto.
f) O discente não poderá receber bolsa por período superior a 18 meses, considerada a participação na mesma modalidade, em qualquer subprojeto ou edição do Pibid.

O programa é uma ação que integram a Política Nacional de Formação de Professores. As bolsas serão no valor de R$ 400.