O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Noticias Lista de notícias Curso de Captura e Contenção de Animais Selvagens - Informações

Curso de Captura e Contenção de Animais Selvagens - Informações

O PET de Biologia tem a satisfação de informar que as inscrições para o Curso de Captura e Contenção de Animais Selvagens serão iniciadas no dia 17 de novembro. Serão 30 vagas para participação em aulas teóricas (20 horas/aula) e práticas (20 horas/aula) e 20 vagas para os interessados em assistir apenas as aulas teóricas. O valor do curso será RS 150,00 para estudantes e RS 300,00 para profissionais (teoria e prática) e RS 75,00 para estudantes e RS 150,00 para profissionais (teoria). O pagamento deve ser a vista e no momento da inscrição. Para participação nas aulas práticas, o aluno deve estar vacinado contra raiva, hepatite B e tétano e apresentar o cartão de vacinação no ato da inscrição. Para estudantes, é necessária a apresentação de comprovante de matrícula, indicando que este cursa, no mínimo, 3º semestre para alunos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária e 2º semestre para alunos de zootecnia.

As aulas teóricas serão de 21 a 25 de novembro no horário de 18 horas as 22 horas na UECE- Itaperi no auditório da PROGRAD e as práticas serão nos dias 26 e 27 de novembro, no Zoológico Sargento Prata e no Parque Eco Point.

O curso conta com o apoio do Zoológico Sargento Prata, do Parque Eco Point e da Universidade Estadual do Ceará e patrocínio da ZOOTECH – Os melhores equipamentos para captura, contenção e manejo de animais.

Programação Teórica:

• MATERIAIS E EQUIPAMENTOS:

Material de proteção individual: luva de raspa, óculos, botas, escudo, etc.

Equipamentos de contenção: puçás, cambões, redes, pinças, etc.

Equipamentos de restrição: caixas de transporte, jaulas de manejo, etc.

Equipamentos de contenção a distancia: redes de espera, redes de disparo (sist. Net gun) etc.

Equipamentos usados na contenção química: dardos, zarabatanas, armas anestésicas, etc.

Confecção e improvisação de materiais: laços, nós, confecção de dardos, etc.·.

• ABORDAGEM INICIAL E AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE MANEJO:

Introdução: porque conter?

Avaliação do animal

Avaliação do ambiente: recinto, condições climáticas, etc.

Avaliação do equipamento

Programação e divisão de atividades

• ANATOMIA DEFENSIVA:

Introdução: Taxonomia básica

Particularidades anatômicas de aves selvagens

Particularidades anatômicas de répteis

Particularidades anatômicas de mamíferos selvagens

• TÉCNICAS DE CAPTURA DE ANIMAIS SELVAGENS EX SITU E IN SITU:

Captura em recintos fechados e pequenos

Áreas de manejo: corredores, currais, etc.

Captura em grandes recintos

Técnicas de captura a campo: currais de espera, redes de espera e de disparo, armadilhas, etc.

• TÉCNICAS DE CONTENÇÃO:

Contenção física:

Avaliação inicial

Técnicas de contenção apropriadas para cada táxon: técnica em si, equipamentos utilizados, etc.

Manejo pós-captura: avaliação do animal pós-contenção; miopatia de captura

Contenção química

Situações de uso

Formas de administração: dardo, injeção, locais de administração

• TRANSPORTE DE ANIMAIS SELVAGENS:

Legislação vigente: leis de maior importância

Avaliação dos animais a serem transportados

Avaliação de fatores externos inerentes a o transporte

Acondicionamento do animal: escolha da caixa, número de animais, etc.

Cuidados pós-transporte

Agenda - Dezembro 2018

Programa de Educação Tutorial - Ciências Biológicas UECE - Av. Dr. Silas Munguba, 1700 - Campus do Itaperi, Fortaleza/CE