Pesquisadores da Uece lançam livro no 19º Congresso Brasileiro de Sociologia

17 de julho de 2019 - 14:56

“Estado de exceção e políticas punitivas na sociedade contemporânea” este é o título do livro que foi lançado pelos professores Estênio Ericson Botelho Azevedo e Glaucíria Mota Brasil, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), durante o 19º Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), que ocorreu de 09 a 12 de julho, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

O Lançamento da obra aconteceu na tarde do dia 11/07. O livro foi editado em 2018, em coedição pelas Editoras PONTES e EdUECE, e aborda criticamente temas como biopolítica e dispositivos de controle do Estado (polícias, prisão, justiça), estados de exceção e estratégias de governo sobre vida e morte, criminalização das lutas sociais, políticas de guerra ao tráfico e ao uso de drogas, abuso de poder, tortura e seletividade nas abordagens policiais. Todas estas questões convivem com um modelo de justiça classificado por pesquisadores e estudiosos como “nefasto, moroso e improdutivo”. Constitui-se um extraordinário desafio aos governos democráticos e suas políticas públicas de enfrentamento e contenção da criminalidade.

O 19º Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia reuniu um público médio de dois mil participantes presentes, foi composto por professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação, em diferentes etapas de suas carreiras acadêmicas, além de professores da rede de Educação Básica, gestores e formuladores de políticas, gestores privados e representantes do chamado terceiro setor, provenientes de todas as regiões do país. O evento, como os anteriores, proporciona momento privilegiado para o intercâmbio cientifico, a divulgação de pesquisas de ponta, o debate e a convivência acadêmicos altamente qualificados, impactando na formação de quadros e no aprimoramento dos diversos programas de pós-graduação em Sociologia distribuídos pelo país, entre eles o da Uece.

Segundo a pesquisadora Glaucíria Mota Brasil, docente da Uece, os congressos têm periodicidade bienal e constituem hoje a maior reunião científica brasileira nas áreas das Ciências Sociais, ocupando também o lugar mais importante da área de Sociologia. Sua programação é estruturada em conferências, mesas redondas, fóruns, sessões especiais, minicursos, grupos de trabalho, laboratórios de pesquisa e o espaço “Sociólogos do Futuro”, destinado à apresentação, no formato de pôsteres, de pesquisas de jovens pesquisadores de todo Brasil.