XIX Semana Universitária chega ao fim

1 de dezembro de 2014 - 18:16

Foram 17 eventos que aconteceram no período de 25 a 28 de novembro durante a XIX Semana Universitária da UECE. Para o fechamento das atividades, foi realizada no último dia do evento, a solenidade de encerramento, que aconteceu no Auditório Central, no Campus do Itaperi.

alt

A cerimônia foi iniciada com apresentação da Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE), regida pelo maestro e professor Alfredo Barros. O reitor Jackson Sampaio abriu o evento final da Semana Universitária com elogio a OSUECE, seguido pela apresentação do palestrante convidado, o secretário de Educação do Ceará e ex-aluno da UECE, professor Maurício Holanda Maia.

alt

O secretário, por sua vez, enfatizou sua alegria ao ser convidado para falar sobre o tema da SU, Interiorizar para Compartilhar: a universidade e o desenvolvimento regional. “Conheço a falta que faz a educação no interior. Vim de Morada Nova para estudar e trabalhar em Fortaleza e, por isso, o meu particular interesse no tema”.

Ao falar da importância da educação, o palestrante mostrou dados que revelam a realidade brasileira, os índices de melhorias no que se refere ao ensino fundamental, mas também números que deixam visíveis que ainda há muito que melhorar. “Apesar de muitos serem municípios pequenos e pobres, existe sim a possibilidade de oferecer uma educação melhor, que garanta um futuro melhor, e a universidade pública é muito importante para a continuação desse crescimento”, disse o secretário de Educação.

alt

Maurício Holanda finalizou sua apresentação parafraseando Milton Nascimento: “A novidade é que o Brasil não é só litoral, é muito mais, é muito mais que qualquer zona sul. Tem gente boa espalhada por esse Brasil que vai fazer desse lugar um bom país”.

alt

O evento foi também o momento de premiar alunos e professores que apresentaram os melhores trabalhos durante a Semana Universitária, no XXIII Encontro de Iniciação Científica, III Concurso de Monografia de Especialização, XVIII Encontro de Monitoria Acadêmica (PROMAC) e V Encontro de Iniciação à Docência (PIBID).

alt

Para encerrar os trabalhos da 19ª edição da Semana Universitária, o coordenador do evento, professor Jerfferson Teixeira de Souza, agradeceu a todos os professores, servidores, alunos e voluntários que fizeram parte do evento, considerado por ele, “um grande sucesso”. Agradeceu ainda aos coordenadores e colaboradores da SU em Quixadá, que, pela primeira vez, foi também palco de diversas atividades do evento.

alt

Para 2015, o reitor Jackson Sampaio tem boas expectativas, já que essa será a 20ª edição do evento e será também quando a UECE completará os seus 40 anos.

Alunos e professores são premiados na XIX SU