Uece se prepara para crescer de forma sustentável nos próximos anos

9 de março de 2018 - 15:53

alt

Uma série de iniciativas estão sendo planejadas com o objetivo de preparar a Universidade Estadual do Ceará (Uece) para os próximos anos. Uma delas é a conclusão do processo de ajuste em relação aos recursos de custeio, investimento e pessoal, visando superar a crise fiscal pública atual e permitindo um ciclo sustentável de crescimento. Essa é a terceira e última matéria especial sobre os 43 anos da Uece.

Outra ação com vistas ao médio e longo prazo é concluir a revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com validade de 2018 a 2022, a elaboração do Plano de Gestão (PG), para o período de 2018 a 2020, e o Plano de Internacionalização e da Política de Idiomas.

alt

Além disso, com vistas a permitir a inclusão de pessoas com deficiência física nos campi da Uece, o trabalho da Comissão de Acessibilidade será ampliado, visando dar conta da nova Lei de Cotas do Estado, que inclui os deficientes físicos. Isso exigirá articulação das três universidades estaduais e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece) os órgãos de planejamento, gestão, finanças e controladoria. A Uece colocou entre suas prioridades para o próximo biênio a acessibilidade e a segurança para negociação com o Governo Estadual.

E dentro de uma visão mais ampla do papel que a universidade deve desempenhar na sociedade, a Uece participa dos planejamentos estratégicos realizados pela Prefeitura de Fortaleza (Fortaleza 2040) e pelo Governo do Estado (Ceará 2050) com o objetivo de pensar soluções de longo prazo para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população.

alt

Tudo isso permitirá que a Uece continue contribuindo com a difusão do conhecimento no Ceará e amplie a formação de profissionais qualificados e de pesquisadores. Somente no último triênio, foram formados anualmente 350 técnicos de nível médio, 1.053 professores – oriundos das licenciaturas e voltados para a atuação no ensino médio -, 610 bacharéis, 1.458 mestres e 481 doutores. Acrescente-se a estes números as 281 mil pessoas, média anual no triênio, que foram beneficiadas pelos projetos de extensão da universidade, propiciando o exercício da cidadania.

No mesmo período, foram desenvolvidos, em média anual, 827 projetos de pesquisa, 178 de extensão e de 164 de inovação tecnológica. Nossos pesquisadores publicaram, nesses três anos, uma média anual de 14.643 artigos, 5.200 capítulos de livros e 530 livros. Crescimento observado também na Editora EdUece, com média anual de 165 publicações, sendo 137 títulos de livros impressos e 28 e-books.

alt

Outras ações já adotadas também devem gerar bons frutos no futuro. Entre elas, está o acolhimento de empresas no Parque Tecnológico (TecParque) e na Incubadora de Empresas (IncubaUece), além do apoio aos pesquisadores para registro de patentes pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

E duas iniciativas firmadas com a Prefeitura de Fortaleza fortalecem o compromisso de integração dos nossos campi a uma visão mais ampla de Cidade. Elas envolveram o apoio à criação do Território de Inovação Tecnológica e do Complexo Urbanístico Sustentável, ambos localizados no bairro Itaperi.

alt

O primeiro engloba uma área de 7 km² no entorno do campus-sede da Uece. Já o Complexo Urbanístico foi criado a partir de duas áreas localizadas dentro do mesmo campus – a mata ciliar do açude e do riacho Itaperi – e duas externas – o brejo do riacho Alto da Coruja e a Lagoa da Itaperoaba.

Nessa série, você ficou sabendo quais as ações são planejadas para o ano de 2018 na Uece e quais foram as principais conquistas do ano que passou. O objetivo é que a Uece permaneça forte, ativa e atuante pelos próximos 43 anos e nos outros mais que se seguirão.