Uece promoveu Colação de Grau de Mestres e Outorga de Títulos de Doutores

7 de julho de 2015 - 12:52 #

O Cine Teatro São Luiz foi cenário de um grande evento acadêmico da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com a realização da 20ª Colação de Grau de Mestres e a 12ª Outorga de Título de Doutores, em solenidade realizada na noite da última quarta-feira, 1º de julho. O evento é coordenado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq).

alt

A mesa principal dos trabalhos foi presidida pelo reitor, Jackson Sampaio, acompanhado do vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, do secretário Adjunto da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Educação Superior, Francisco Carvalho de Arruda, do Secretário de Cultura do Estado, Guilherme Sampaio, do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Sousa, do decano dos diretores, Vladimir Spinelli, e do representante dos docentes, Wilson Júnior de Araújo Carvalho.

alt

Os 482 diplomados, 435 Mestres e 47 doutores, são do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Centro de Humanidades (CH), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Educação (CED), Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Faculdade Veterinária (FAVET), Faculdade de Filosofa Dom Aureliano Matos (FAFIDAM – Limoeiro do Norte) e Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC – Quixadá).

Para o reitor Jackson Sampaio, “hoje temos na universidade, uma nova estrutura acadêmica por excelência”. Jackson Sampaio enfatizou, ainda, que “a UECE, nos seus 40 anos de existência, vem formando profissionais para o mercado de trabalho, destacando-se como uma universidade de inclusão social, popular, e pioneira no ensino superior no interior do Estado do Ceará, mas que, nesta noite, mostra toda a sua força na formação de professores universitários, de pesquisadores, de intelectuais críticos, capazes de produzir conhecimento”.

Os participantes foram saudados com a brilhante apresentação musical da Orquestra de Sopro da Uece, coordenada pelo Maestro Márcio Spartaco Nigri Landi, docente do curso de Música.

alt

A cerimônia teve como oradora discente, Raquel Lima de Freitas, concludente do curso de Mestrado Acadêmico de Educação e Ensino, 1º curso de pós-graduação da UECE situado no interior do Estado, pela parceria da Faculdade de Filosofa Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), de Limoeiro do Norte com a  Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), de Quixadá, que, nesta solenidade forma sua primeira turma. Veja no final da matéria o seu discurso.

alt

O professor Wilson Júnior de Araújo Carvalho, do Centro de Humanidades (CH), coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA), foi o orador docente. Veja no final da matéria o seu discurso.

Com relação aos doutorados, o da Faculdade de Veterinária (Favet), o mais antigo da Uece, que iniciou sua primeira turma em 1987, e tem conceito 6 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), formou cinco novos doutores. O doutorado em Biotecnologia, oferecido em rede pelo RENORBIO, contou com 20 agraciados e 12 novos doutores são autorizados pela Saúde Coletiva.

Em 23 anos de práticas de pós-graduação stricto sensu, a Uece, no ano de 2014 já havia formado 293 doutores e 2.899 mestres. Atualmente, a Uece conta com 37 cursos de pós-graduação stricto sensu, sendo 10 de doutorados, 17 de mestrados acadêmicos e 10  mestrados profissionais, que, juntos somam 1.796 alunos.

Premiação da primeira Edição do Concurso de Teses e Dissertações

alt

Durante a solenidade houve a premiação da primeira Edição do Concurso de Teses e Dissertações da UECE, cujo objetivo é reconhecer os melhores trabalhos de Mestrado e Doutorado defendidos entre janeiro de 2014 e fevereiro de 2015. Nesta primeira Edição apresentaram-se ao certame 42 trabalhos.

alt

Natália Queiroz da Silva Oliveira, concludente do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração, era só alegria, chegou acompanhada do marido, Fabricio Oliveira, e do filho, Pedro Henrique, de 1 ano e cinco meses, trajando a mesma Beca da mãe, “afirmando que eles fazem parte desta conquista”.

alt

Para o jovem José Hugo de Aguiar Sousa, agora mestre em Ciências Físicas Aplicadas, afirmou, “a Uece foi a universidade que me acolheu com tanto carinho e me qualificou, para que eu chegasse aqui, nesta solenidade com tanto êxito”. Muito orgulhoso do seu lado, estava o professor Emerson Mariano da Silva, coordenador do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas e seu orientador.

alt

A solenidade contou ainda com as presenças da pró-reitora de graduação, Marcilia Chagas Barreto; da Chefe de Gabinete, Josete de Oliveira Castelo Branco Sales; da diretora de pesquisa, Célia Sampaio;do diretor do Centro de Ciências e Tecnologia, Luciano Moura cavalcante; da diretora do Centro de Ciências da Saúde, Glaucia Posso Lima; do diretor do Centro de Educação, Albio Sales;do diretor da Faculdade Dom Aureliano Matos (Fafidam), localizada no município de Limoeiro do Norte, João Rameres Regis;dos coordenadores de cursos de Mestrados e Doutorados; de professores; de servidores; de alunos e de familiares dos concludentes.

Leia, na íntegra, os discursos discente e docente.