Uece promove seminário e exposição sobre arte, inclusão e acessibilidade

18 de maio de 2022 - 15:13

PPGE/Uece, em parceria com o NAAI e o Museu da Fotografia de Fortaleza, realizam o Seminário “Arte, Acessibilidade e Inclusão”, seguido da Exposição “Na Ponta dos Dedos”

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), do Grupo de Pesquisa Investigações em Arte, Ensino e História (IARTEH) e do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência (NAAI), realizará o seminário “Arte, Acessibilidade e Inclusão”, seguido da exposição fotográfica acessível “Na Ponta dos Dedos”. A iniciativa é resultado da parceria da Uece com o Museu da Fotografia de Fortaleza (MFF) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

O evento compõe a programação semestral do Grupo de Pesquisa IARTEH, do PPGE/Uece, e objetiva promover a reflexão sobre acessibilidade e inclusão na apreciação e na produção artística.

O seminário acontecerá no dia 1º de junho, às 14h, no Auditório Paulo Petrola, no prédio da Reitoria da Uece (Campus Itaperi), e contará com a presença do pesquisador e consultor em acessibilidade Klístenes Braga, da Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Santiago, da mestranda em Linguística Aplicada, Rebeca Barroso, e da coordenadora do núcleo educativo do Museu da Fotografia, Keli Pereira, que abordarão a importância da acessibilidade no mundo das artes e da cultura.

Já a exposição, que inicia no dia 1º de junho, após o seminário, segue aberta para visitação até o dia 3 de junho, das 8h às 17h, com imagens táteis e audiodescrições. “Na Ponta dos Dedos” conta com 20 obras produzidas durante a formação em fotografia para cegos e pessoas com baixa visão, ministrada em 2019, pelo Museu da Fotografia, junto com o Projeto Fotografia Tátil do DAUD-UFC.

Serviço:

Seminário: Arte, Acessibilidade e Inclusão

Data: 1º de junho

Local: Auditório Paulo Petrola – Prédio da Reitoria da Uece

Exposição: Na Ponta dos Dedos

Data: 1º, 2 e 3 de junho

Horário: das 8h às 17h (exceto no dia 1º, em que o funcionamento ocorre a partir das 14h).

Local: Hall de entrada do prédio da Reitoria da Uece