UECE lança nova Política de Desenvolvimento Profissional Docente

18 de junho de 2009 - 15:31 #

O escritor Pedro Demo foi brilhante na palestra de lançamento da nova Política de Desenvolvimento Profissional Docente para a Universidade Estadual do Ceará (UECE) 2008 / 2011. Defensor do pensamento socrático, Demo enfatiza que o filósofo nunca deu aula e nem passou prova para os alunos, e reforça: Sócrates sempre foi considerado por muitos o maior educador de todos os tempos. O auditório Paulo Petrola da Reitoria da UECE, onde ocorre o seminário para o lançamento do projeto da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), lotou literalmente. Todos queriam ouvir o escritor que é um crítico ferrenho da aula instrucionista, mas deixa claro que não é necessário acabar com a aula. O evento que teve início hoje (18/06) terá continuidade até sábado (20).

Ao elaborar um projeto voltado para o desenvolvimento profissional de seus docentes, a PROGRAD vislumbra a melhoria da qualidade dos processos pedagógicos no âmbito da graduação, como afirma a pró-reitora de Graduação, profa. Lineuda Murta. Acrescenta que “assim nasceu a “Política de Desenvolvimento Profissional Docente para a UECE – 2008/2011, sistematizado no âmbito do Núcleo de formação de Professores da Célula Técnico – Pedagógico CTP / PROGRAD”.

Para elaborar o projeto, uma equipe de trabalho desenvolveu uma pesquisa a partir das demandas de formação apresentadas nos depoimentos dos coordenadores dos cursos de graduação e de diretores de centros e faculdades, que se ressentiam da insuficiência de uma ação formativa para os docentes relacionada às demandas cotidianas do fazer pedagógico universitário.

A solenidade de abertura do seminário de lançamento da nova Política de Desenvolvimento Profissional Docente para a Universidade Estadual do Ceará (UECE) 2008 / 2011 foi presidida pelo Reitor da UECE, prof. Assis Araripe, que falou na ocasião sobre a importância dessa nova política que proporcionará a melhoria do ensino, e consequentemente dará mais credibilidade aos diversos cursos da Instituição. Com isso, os alunos se sentirão mais motivados dentro da vida acadêmica.

Os trabalhos do seminário, realizados nesta manhã, foram encerrados com a palestra do escritor Pedro Demo, da Universidade de Brasília (UnB). O conferencista compartilhou as suas experiências com os participantes tornando a apresentação mais dinâmica e envolvente. Demo é autor de vários livros e muito citado como exemplo de educador moderno, sempre sintonizado com os avanços da tecnologia na educação.