UECE fortalece cooperação internacional com a Europa

20 de outubro de 2010 - 19:26 #

 

 

A Universidade Estadual do Ceará (UECE), através do Escritório de Cooperação Internacional (ECInt), promoverá um Seminário sobre Cooperação Internacional Brasil-Espanha, nos próximos dias 25 e 26 de outubro, no auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi.

O evento contará com as presenças do Dr. Angel Landabaso, Representante da Delegação da União Européia/ DG Pesquisa da Comissão Européia em Brasília, do Dr. Paulo Egler Coordenador do Projeto BB Bice/ Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração – CEAG/ Universidade de Brasília – UNB, do Dr. Juan José Rubio Guerrero, vice-reitor de Relações Internacionais e Cooperação para o Desenvolvimento/ Especialista em Economia, UCLM e D. Porfirio Sanz Camañes, Diretor Acadêmico de Relações Internacionais/Especialista em História da Espanha e História da América Latina, UCLM.

O Seminário tem por objetivo divulgar as ações de intercâmbio existentes e discutir possibilidades e perspectivas de mobilidade acadêmica e estabelecimento de parcerias Brasil – Espanha. Espera-se ainda aprimorar as relações UCLM – UECE, a partir do programa ESTO – Espanhol em Toledo – e promover ações de desenvolvimento e pesquisa em áreas de energias alternativas (Energia y Meio Ambiente) e em outras áreas de interesse, referenciadas no Programa Quadro 7 – Quadro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Comissão Européia.

A presença da comunidade universitária, da capital e do interior, da UECE e de outras IES e do Sistema SECITECE, é de fundamental importância, pois permitirá que sejam identificadas as prioridades da pesquisa em nosso estado e definida a(s) área(s) temática(s) a serem negociadas dentro de um acordo de cooperação envolvendo instituições de fomento científico e do governo brasileiro com países europeus, notadamente a Espanha, o que facilitará a obtenção de parcerias.

As inscrições para o seminário podem ser feitas por e-mail (ecintuece@gmail.com) informando nome completo(sem abreviações), instituição de origem e e-mail para contato.

Os participantes receberão certificado de extensão, emitido pela PROEX/UECE.

 

——————————

PROGRAMAÇÃO

Dia 25/10 (segunda-feira)15:00 às 18 h


15:00hAbertura (Prof. Francisco de Assis Moura Araripe, Magnífico Reitor da UECE)

15:30h – Apresentação do 7º Programa Quadro (Angel Landabaso e Paulo Egler)

16:30h – Coffee break

17:00 h – Apresentação da Universidade Castilla- La Mancha

17:40h – Exposição de oportunidades de intercâmbio universitário AIESEC

18:00hDebates

Dia 26/10 (terça-feira) 9:00 às 12:00 h

9:00h – Oportunidades e Perspectivas de Mobilidade Acadêmica e Parcerias Brasil-Espanha (Delegação da União Européia e Bbice)/ Aspectos relevantes na preparação/apresentação de projetos para o FP7

10:00 – Coffee Break

11:00h Oportunidades e Perspectivas de Mobilidade Acadêmica e Parcerias UECE-UCLM (ECInt/UECE e Vice-Reitoria de Relações Internacionais da UCLM)

12:00h – Encerramento