UECE firma Convênio com a Université Lumière Lyon 2

20 de maio de 2015 - 19:42 #

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Jackson Sampaio e o presidente da Université  Lumière Lyon 2 (ULL 2), Jean-Luc Mayaud assinaram Convênio de Cooperação Acadêmica nas áreas de atuação e interesse comum para intercâmbio de alunos e de professores em pesquisa cientifica, tecnologia e inovação.

O convênio foi firmado no dia 14 de maio, na Reitoria da UECE, no campus do Itaperi. Os dois dirigentes já identificaram várias linhas de colaboração científica entre a IES francesa e a UECE, em contatos anteriores.

O programa de cooperação acadêmica que foi estabelecido e regulamentado será tão amplo quanto for necessário ou desejável, incluindo a realização de estudos e pesquisas, conferências e qualquer outras atividades julgadas de interesse ou de conveniência  pelo partícipes. A referida parceria visa intercâmbio de estudantes e professores, além de reforçar a parceria no campo da extensão, para formação em francês, já desenvolvida entre as duas instituições.

A coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional (ECInt) da UECE, professora Sônia Maria Vieira de Castro, e o professor Francisco Edmar Pereira Neto foram os responsáveis para constituir a coordenação do presente convênio.

Segundo o professor Edmar Pereira Neto, a UECE já recebeu seis estudantes da ULL, dos cursos de Medicina e de Ciências Sociais, e agora em 2015, mais um estudante do curso de Ciências Sociais.

Estavam ainda presentes no evento de assinatura do convênio, Anne-Sophie Gosselin, bolsista de PNPD/CAPES; Daniel Thin, professor da Université Lumière Lyon 2 (representando o presidente da universidade francesa); professor Max Maranhão, coordenador do Mestrado Acadêmico de Políticas públicas e Sociedade; professora Kadma Marques; e o professor João Tadeu de Andrade, do curso de Ciências Sociais.