Uece entra em ação no combate ao Aedes aegypti

18 de fevereiro de 2016 - 20:14 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) realiza nesta sexta-feira (19), no Campus Itaperi, ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e o vírus da zika. Alunos do 6º semestre do curso de Medicina Veterinária, orientados pela professora Verônica Campello, farão parte desta ação.

A campanha “Todos contra o Mosquito”, que a UECE promove, “consiste em conscientizar a comunidade acadêmica sobre a responsabilidade cidadã que temos no combate a epidemia”, explica à professora Verônica Campello, professora da disciplina: Doenças Parasitárias e responsável pela atividade que ocorrerá a partir das 9h, desta sexta-feira.

Os alunos envolvidos nesta campanha ficarão responsáveis pela:

1- Confecção de armadilhas recicláveis;
2- Colocação de armadilhas do tipo ovitrampa em pontos estratégicos do campus do Itaperi;
3- Coleta de dados a cada 5 dias, apresentação das conclusões e discussão  com as equipes de ação educativa e intervenção territorial em 7 dias;
4- Entrega de Folders, panfletos e fixação de cartazes

Para esta atividade, a UECE conta com a parceria do Núcleo de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde Município de Fortaleza. 

Outra medida institucional foi a instalação da Comissão Permanente de Combate ao Aedes aegypti. O principal objetivo da comissão é atingir todos os campi da UECE, na capital e interior, no combate ao inseto, trabalhando em dois eixos: Ação Educacional e Intervenção Territorial

A comissão permanente de professores da universidade no combate ao Aedes Aegypti, está sob a coordenação geral da diretora do Centro de Ciências da Saúde, Glaucia Posso Lima. O professor Marcelo Gurgel Carlos da Silva é o coordenador do eixo de Ação Educacional, enquanto a professora Maria Verônica Moraes Capello será coordenadora do eixo de Intervenção Territorial. Fazem parte ainda da comissão de combate ao inseto, os professores Nilberto Robson Falcão do Nascimento, Célio Pires Garcia, diretor da Faculdade Veterinária, Germana da Costa Paixão, presidente da Comissão Coordendora de Concurso Docente, Eddie William de Pinho Santana, Carlos Heitor Sales Lima, pró-reitor de Administração, Claudiana Nogueira de Alencar, pró-reitora de Extensão, Andrea Caprara, José Wellington de Oliveira, Francisco Sylvio de Oliveira Barros da FACEDI-Itapipoca, Maria Rocineirde Ferreira da Silva, Sergio Leitão, prefeito do campus Itaperi.   

Para o reitor, Jackson Sampaio, a solução para eliminação do inseto, “é a conscientização do nosso público interno”. Além das áreas internas, as ações também serão realizadas nas calçadas que circundam a universidade.