Uece encerra a XXIV Semana Universitária com premiações e êxito

31 de outubro de 2019 - 11:37

Foi encerrada na manhã do último dia 25, a 24ª Edição da Semana Universitária (SU) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com o tema “Sustentabilidade Ambiental: conexão entre ser humano e natureza”, o evento aconteceu no período de 21 a 25 de outubro, nos campi de Fortaleza (Itaperi), Quixadá (Feclesc) e Iguatu (Fecli).

Ao som da Orquestra Sinfônica (OSUECE), sob a regência do professor Alfredo Barros, no Auditório Central, campus Itaperi, com cerimônia presidida pelo vice-reitor Hidelbrando Soares, no exercício da Reitoria. Logo após a apresentação do concerto, houve a entrega da premiação dos melhores trabalhos apresentados pelos professores e alunos, que foram agraciados com menção honrosa, nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes.

A Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukácia Meyre Araújo, coordenadora geral da SU, destacou “Essa é uma fala que faço com maior orgulho e tranqüilidade, A Uece abriu suas portas durante toda semana, para mostrar o que há de melhor em nossa universidade, que são os trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão, a gente espera que os trabalhos apresentados durante o evento, possam contribuir para os projetos de sustentabilidades de nossos campi. A minha avaliação, foi de pleno êxito e orgulho da nossa instituição, durante o maior evento científico cultural, que a Uece realiza anualmente, estamos todos de parabéns,” afirmou a pró-reitora.

Em seu discurso, o vice-reitor, Hidelbrando Soares, no exercício da Reitoria, ressaltou, ”Eu quero abraçar todos os colegas e amigos que estão aqui nessa mesa, parabenizá-los pelo sucesso do evento, agradecer também o empenho e comprometimento de todos aqueles que contribuíram para Universidade Estadual do Ceará realizar, mais uma vez, uma Semana Universitária importante e impactante pra comunidade acadêmica e sociedade cearense. São vinte e quatro anos, maior e melhor. Considero que essa é a essência dessa trajetória de sucesso da Semana Universitária, cada vez maior, cada vez melhor. Neste ano, estamos realizando a oitava Semana Universitária do reitorado liderado pelo professor Jackson Sampaio. Acrescentamos muitas novidades e inovações no evento. Estamos de fato entregando um formato de semana universitária, para as futuras gestões, em outro patamar de grandeza e qualidade. Estamos encerrando a gestão, estamos encerrando um ciclo, e é importante agradecer a todas aquelas pessoas que contribuem e fazem a universidade acontecer. “A 24ª Semana Universitária simboliza também nossa capacidade de integração, de fazermos, juntos, uma universidade pública, cada vez melhor e em sintonia com desenvolvimento sustentável do Estado do Ceará. A força do coletivo fez essa semana universitária, a melhor semana universitária dos últimos tempos”.

Na programação do maior evento científico cultural da Uece, constaram palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas, exposições, games, apresentações de trabalhos científicos decorrentes de projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de muita música, filmes, cultura, ação solidária, feiras, serviços como do Humanartes e muito mais. A Semana Universitária 2019 teve duas novidades, o I Concurso Uece Sustentável e o I Hackathon da Instituição.

O evento contou com 3.151 trabalhos aprovados, sendo 537 de pesquisadores; 1.209 de Encontro de Iniciação Cientifica; 401 de Trabalhos de Extensão; 279 Trabalhos de Iniciação à Docência (PIBID); 88 PET/MEC; 350 Encontro de Monitoria (PROMAC); 27 Encontro PET/SAÚDE, 88 de Encontro Estágio Supervisionado; 20 de Encontro de Práticas Docentes; 148 de Encontro de Residência Pedagógica; 04 de Encontro PET/FECLESC . Conta ainda com a realização de 61 minicursos; 49 Oficinas de vivências; 13 Atividades artístico-culturais; 49 de outras atividades de serviços, incluindo exames laboratoriais e ações solidárias.

A Semana contou com 21 Eventos: XXVIII Encontro de Iniciação Científica;
XXV Encontro de Pesquisadores; XXIII Encontro de Monitoria Acadêmica – PROMAC
XXII Lançamento Coletivo de Livros; XXI Encontro do Programa de Educação Tutorial – PET/MEC; XII Mostra de Extensão; X Encontro de Iniciação à Docência – PIBID; X Semana Nacional do Livro e da Biblioteca; IX Encontro de Extensão – PROEX; VIII Amostra de Publicações da EdUECE; VIII Encontro do Programa de Bolsas de Estudo e Permanência Universitária – PBEPU; VII Feira das Profissões; VII Ação UECE Solidária; VII Mostra de Arte e Cultura da UECE; VI Encontro do Programa de Educação Tutorial – PET-Saúde/GraduaSUS; V Evento de Letramento em Saúde; IV Encontro de Estágio Supervisionado; III Encontro de Práticas Docentes; II Encontro de Pesquisadores do Sertão Cearense; I Encontro do Programa de Educação Tutorial – PET/UECE; I Encontro PET/FECLESC; I Encontro da Residência Pedagógica.

Estavam presentes na cerimônia de encerramento da Semana Universitária 2019, os pro-reitores de Extensão, Fernando Roberto Silva; de Graduação, Monica Cavaignac;de Politicas Estudantis, Emerson Mariano da Silva;a diretora do Centro de Educação, Josete Castelo Branco;da diretora do Nucleo de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Célia Sampaio;do procurador Educacional Institucional, Jerffeson Souza; do vice-diretor da Faculdade de Veterinária e diretor do Hospital, Darcio Italo Teixeira;da coordenadora do Nucleo de Libras e membro da Comissão de Acessibilidade, Cleia Rocha;da assessora de Formação Permanente da PRPGPq, Sara Diva Ipiranga;demais pesquisadores, professores, alunos de graduação, de pós-graduação e convidados.

Confira mais fotos AQUI.