Uece em expansão – Governo do Ceará anuncia novos campi, novos cursos e concurso público

3 de fevereiro de 2022 - 22:42

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) é pioneira na interiorização do ensino superior público no Estado e, mais uma vez, reforça seu compromisso nessa missão com nova e grande expansão. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (3), pelo governador Camilo Santana, ao lado do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, e de outras autoridades.

Com a expansão, os municípios de Canindé, Aracati e Quixeramobim passarão a ter unidades da Uece, com oferta dos cursos de Matemática, Letras (Português/Ingês), Administração de Empresas, Pedagogia e Medicina. Crateús e Tauá, que já possuem campi da instituição, terão a oferta ampliada com os cursos de Medicina e Medicina Veterinária, respectivamente. Além da Uece, Urca e UVA também terão novas ofertas.

Durante o anúncio, o reitor da Uece destacou que “estamos diante de um grande acerto estratégico, de visão de futuro do nosso estado, pois esta ação se trata efetivamente de uma política de estado relacionada à interiorização das universidades públicas, que impacta positivamente nos municípios, nas regiões e no estado de forma permanente. É uma ação de grande impacto na economia e na cultura de cada um desses municípios e dessas regiões”, disse o professor Hidelbrando Soares.

O gestor da Uece ressaltou que a expansão é também um grande passo para maior inclusão social. “De todas essas vagas que estamos gerando hoje, com esse compromisso assumido pelo Governo do Estado do Ceará, dentro dessa política de Estado, 50% são direcionadas aos alunos egressos da escola pública do estado do Ceará”. Professor Hidelbrando Soares completou salientando que a política anunciada é um reconhecimento da vocação das universidades estaduais. “Somos agentes de transformação não só da realidade local, territorial, mas também das vidas do nosso povo e da nossa gente”.

Com a expansão das três universidades estaduais, o Ceará salta de 16 para 23 municípios com ensino superior estadual disponível, o incremento é de 44%. Outro destaque do anúncio foi a confirmação de 693 vagas em concurso público para professores efetivos.

O anúncio contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela; do titular da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Carlos Décimo; do secretário da Saúde do Ceará (Sesa), Marcos Gadelha; do senador Cid Gomes; do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; e de outras autoridades, entre prefeitos das cidades beneficiadas e deputados estaduais e federais. Também estiveram presentes os reitores Hidelbrando Soares, da Universidade Estadual do Ceará (Uece); Lima Júnior, da Universidade Regional do Cariri (Urca); e Fabianno Cavalcante, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Na oportunidade, foi assinado o decreto que institui a Política de Expansão do Ensino Superior do Estado do Ceará. Segundo o governador, a consolidação da política é resultado de um diálogo desenvolvido com as instituições de ensino e gestões municipais. “Estamos falando aqui com o único objetivo de garantir que os nossos jovens cearenses possam ter mais próximo um curso superior, para que eles possam seguir e ter esperança de uma vida melhor, sendo futuros profissionais”, afirmou Camilo Santana.

A definição dos cursos conforme a sede é norteada pela vocação regional, de forma a atender a demanda de profissionais qualificados para fomentar o desenvolvimento local.

A vice-governadora Izolda Cela enfatizou a importância de investir na transição do Ensino Médio ao Ensino Superior. “Essa ação vai no sentido de acompanhar essa tônica de cuidar das gerações de cearenses, com a presença da universidade, principalmente uma universidade que esteja cada vez mais vinculada às necessidades do povo. O Programa Cientista Chefe é muito importante, tem tido uma marca fabulosa em nosso Estado. E a intenção é que sigamos nessa articulação para o bem das pessoas”.

Para o titular da Secitece, a interiorização capta e potencializa as vocações culturais e econômicas de cada região, incluindo mais cearenses. “No ano passado nós tivemos a maior produção científica da história das universidades do Ceará desde 1927. Hoje, nós estamos, por determinação e convicção do nosso governo liderado pelo Camilo Santana, anunciando o maior concurso, a maior interiorização e a maior democratização do ensino superior. Essa democratização é para aqueles que precisam, que são os filhos dos trabalhadores e trabalhadoras que sustentam a nossa nação e o nosso Estado”, comemorou Carlos Décimo.

O maior concurso público da história de universidades estaduais terá um total de 693 vagas para professores universitários efetivos, de forma a contemplar as carências das universidades e viabilizar a plena implantação dos 16 cursos listados no anúncio.

Com informações e imagens do Governo do Estado do Ceará