UECE é única Instituição Estadual a oferecer Especialização em Gestão da Saúde

6 de junho de 2011 - 13:47 #

Foi realizada nesta sexta-feira, dia 03.06.2011, às 14h no auditório Paulo Petrola da Universidade Estadual do Ceará – UECE, a aula inaugural do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, articulado através da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará – SESA e aprovado na Comissão de Integração Ensino-Serviço – CIES e nos conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE e Universitário – CONSU da UECE.

O projeto foi selecionado no edital 09/03/2010 do Programa de Qualificação e Estrutura da Gestão do Trabalho e da Educação no Sistema Único de Saúde – PROGESUS do Ministério da Saúde e atenderá a 30 alunos no Ceará, sendo 15 da capital e os demais de municípios do interior.

Coordenados pela Fundação Osvaldo Curz – FIOCRUZ esses cursos são ofertados em 26 unidades da Federação, através de 18 instituições de ensino superior. Destaque-se que delas, apenas uma é estadual, no caso a Universidade Estadual do Ceará, que mais uma vez demonstra o seu espírito de pioneirismo, como o fez, por exemplo, com a interiorização de suas atividades na educação superior.

A aula inaugural foi ministrada pelo Secretário de Saúde do Estado do Ceará, Arruda Bastos, sob o tema “As perspectivas da saúde no Ceará”, tendo a abertura sido procedida pelo Reitor Assis Araripe, da UECE. A solenidade contou ainda, pela UECE, com as presenças do Vice-Reitor, Prof. Gomes Neto, do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Jackson Sampaio, da Diretora do Centro de Ciências da Saúde, Profa. Gláucia Posso, do Coordenador do Curso, Prof. Augusto Martins. Também presente a coordenadora do projeto junto à SESA, Fernanda Cristina Martins.

O curso terá duração de oito meses e ao final os alunos defenderão as monografias como critério de conclusão para certificação pela UECE.