UECE é uma das instituições beneficiadas com bolsas de formação acadêmica e pesquisa

20 de agosto de 2021 - 14:11 # # # #

O governador Camilo Santana anunciou, nesta quinta-feira (19), investimento de R$ 92 milhões em bolsas de formação acadêmica e pesquisa. O anúncio teve a presença da vice-governadora do Estado, Izolda Cela, do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Inácio Arruda, do presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Pequeno, do reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Hidelbrando Soares, além de demais reitores de universidades e gestores públicos. Ao todo, 2.054 bolsas serão concedidas ainda este ano pelo Governo do Ceará, por meio da Secitece e Funcap.

O investimento será de R$ 29 milhões apenas em 2021 e R$ 92 milhões até o fim do ciclo das bolsas, que têm duração de 6 e 48 meses. De acordo com Camilo Santana, a iniciativa é para apoiar o desenvolvimento científico e os pesquisadores cearenses. “Investimento em pesquisa e na formação acadêmica de nossos alunos, professores e pesquisadores, principalmente nesse momento desafiador da pandemia, no qual a ciência foi e tem sido fundamental para superação dessa crise sanitária que o mundo todo tem vivido com a presença do coronavírus”, afirmou.

Com o investimento contínuo do Governo do Ceará em educação e ciência, as universidades locais destacam-se entre as primeiras do Brasil em produção científica. Segundo levantamento da Web of Science, entidade sem fins lucrativos que cataloga e acompanha a produção de pesquisadores de todo o mundo, a produção científica das universidades cearenses cresceu 16,7% em 2020 em relação a 2019.

As bolsas também potencializam o Programa Cientista Chefe, desenvolvido pela Funcap, e a ampliação das universidades estaduais. “[Cientista Chefe] É um programa pioneiro aqui no Ceará, que tem uma parceria importante com a academia para a construção de soluções para os problemas do dia-a-dia da população”, explicou o governador Camilo Santana.

O reitor da UECE, professor Hidelbrando Soares ressalta que “a aposta na educação básica tem sido uma marca do Governo do Estado. Aposta também na ciência, nas instituições produtoras de conhecimento do Ceará, e na interiorização da educação de ensino superior”.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Casa Civil.