Uece e Fiocruz fortalecem parceria para desenvolvimento da vacina contra a Covid-19

11 de junho de 2021 - 11:09 # # # # #

 

A vacina segue em processo para aprovação da Anvisa para aplicabilidade de testes com humanos

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, e o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, se  reuniram nesta quinta-feira (10/06), com dirigentes da Fiocruz e cientistas da Uece que trabalham no desenvolvimento da vacina cearense contra a Covid-19, batizada de 2H120 Defense. O objetivo foi fortalecer a parceria entre Uece e Fiocruz na produção do insumo cearense.

Durante a reunião, os pesquisadores Izabel Florindo Guedes e Ney Almeida apresentaram, com detalhes, todos os passos da pesquisa, que se encontra em processo de aprovação para a fase clínica. A vacina foi testada com sucesso, tendo sido solicitada a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicabilidade de testes com humanos.

Participaram da reunião o presidente da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor, o diretor da Fiocruz, Wilson Savino, e os pesquisadores Carla Celedônio, Beatriz Fialho e Sotiris Missailidi. Na ocasião, o secretário Inácio Arruda ressaltou o papel do governador Camilo Santana, que determinou a realização de tudo que for necessário para o desenvolvimento da vacina.

Os pesquisadores explicaram que a vacina 2H120 Defense propõe uma nova forma de uso de um coronavírus aviário atenuado, que está no mercado há décadas e que não causa infecção em seres humanos. Essa vacina é constituída por uma cepa de coronavírus muito parecida com o SARS- CoV-2, capaz de induzir uma resposta imunológica protetora contra o novo coronavírus.

Depois de várias perguntas e explicações dos cientistas, os representantes da Uece e da Fiocruz acertaram a realização de uma oficina de trabalho, no fim do mês de junho, com o objetivo de aprofundar as relações entre as duas instituições com vistas à fabricação do imunizante cearense.

Fonte: Secitece