Uece debate Libras e Inclusão de Surdos nos aspectos Sociais e Culturais

30 de setembro de 2019 - 14:45

No dia Nacional do Surdo, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) promoveu na última quinta-feira, 26, das 9h às 21h, no Auditório Paulo Petrola e no Auditório Central, campus Itaperi, o 2º Encontro do Núcleo de Libras, com o tema “Libras e a inclusão de surdos nos aspectos sociais e culturais”. O Núcleo de Libras (NEL), diretamente vinculado à Reitoria, promoveu o Encontro com o apoio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Mobilidade das Pessoas com Deficiência (CPAcesso), vinculada à Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) e da Pró-reitoria de Extensão (PROEx) .

Em seu discurso, o reitor da Uece, Jackson Sampaio destacou ”São muitas as linguagens que precisamos dominar, as linguagens dos grupos culturais, das profissões, dos grupos sociais, daqueles que apresentam algum tipo de problema específico, como o de não poder usar a fala e/ou a audição para se comunicarem. Temos de dominar cada vez mais línguas, não só pela necessidade de comunicação, também pela necessidade de evitar a construção de preconceitos, de desvios, de estigmas. Por uma sociedade solidária, precisamos expandir cada vez mais o ensino das várias possibilidades de comunicação humana, que é de uma riqueza fantástica, assim como é nosso patrimônio cultural social. E essa é a missão da Universidade, portanto, sejam bem-vindos a este evento, trabalhem bem, produzam conhecimento útil, necessário, afetivo e crítico para o compartilhamento”.

Em sua fala, a coordenadora do NEL e membro da CPAcesso, professora Cléia Feitosa, ressaltou que “este é um momento especial para a comunidade Ueceana, pois combina alegria, em face da data comemorativa ao dia nacional do surdo, e o momento de inclusão que tem vivido a Uece, em virtude das demandas sociais e culturais. As pessoas surdas têm a Libras, como língua cuja aquisição deve ser considerada natural por elas, e adquirida como direito, pronunciada pelo corpo e percebida pela visão. A falta de uma língua comum entre surdos e ouvintes impede a interação entre os dois mundos culturais, e a falta de conhecimento desse aprendizado dificulta ainda mais a inclusão social do surdo”.

O pró-reitor de planejamento e presidente da CPAcesso, Fernando Antonio dos Santos, disse “estamos muito felizes e honrados em ter esta comissão sob a responsabilidade da PROPLAN, estamos satisfeitos com o resultado do desenvolvimento de inclusão social e do acolhimento dentro da Uece.”

O evento tem por objetivo estimular a comunidade acadêmica em seu papel e compromisso diante das questões inclusivas e de políticas públicas dos surdos, tornando acessível a discussão de assuntos da área de conhecimento dos cursos vigentes da instituição e introduzir conhecimentos sobre temas pertinentes à comunidade surda.

A programação constou de palestras, debates e mesa redonda que propiciaram um momento de reflexão sobre os temas em questão. Houve também a observância de critérios legais sobre a difusão da língua brasileira de sinais, a Libras.