Uece contribui com 67º Fórum Nacional de Reitores da Abruem

24 de maio de 2022 - 15:26 # # # #

 

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, e sua comitiva formada por pró-reitores e pela coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional da Uece, ofereceram importante contribuição no 67º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

O evento ocorreu no período de 18 a 21 de maio, em Maceió, realizado pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), com o tema central “Novos desafios, caminhos trilhados e heranças: que aprendizagens a pandemia ensina às nossas universidades”.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “o Fórum é uma oportunidade significativa para que as IES troquem experiências, conhecimentos e discutam o alinhamento institucional. O fortalecimento de parcerias interinstitucionais também é uma tônica do evento, de forma que possamos ampliar nossos olhares sobre as universidades estaduais e municipais, que, em grande medida, são responsáveis pela interiorização da educação superior pública em nosso país”.

O Fórum contou com palestras, debates e apresentação de Câmaras técnicas, entre as quais o reitor Hidelbrando Soares participou da apresentação da Câmara de Gestão, Governança e Legislação, por meio da realização da palestra “A plataforma MAPP como instrumento de Investimento e Gestão”. Na ocasião, o gestor destacou conceitos, características e classificação de projetos de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP), bem como explanou sobre projetos da Uece financiados por MAPPs, metodologia de monitoramento e de gerenciamento, e outros pontos relacionados ao tema.

Na mesma Câmara, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Uece, professor Paolo Giuseppe Araújo, participou de discussão que resultou na apresentação de minuta de uma carta a ser encaminhada a todos os possíveis candidatos a presidente do Brasil, com as principais demandas das universidades estaduais, principalmente no tocante ao financiamento às pesquisas e à autonomia financeira. Os debates iniciais que resultaram na minuta trataram da experiência da gestão da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) quanto ao final da lista tríplice para a escolha do reitor e a autonomia financeira que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, bem como a experiência das universidades estaduais paranaenses após a aprovação da Lei nº 20933/2021, que trata da Lei Geral da Universidades (LGU).

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, teve participação em outras Câmaras. O gestor foi mediador em apresentação da Câmara de Internacionalização e Mobilidade, que contou também com a participação da coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional da Uece (ECInt), professora Kadma Marques. A Uece, por meio do ECInt, já oferta disciplinas compartilhadas com instituições conveniadas de outros países e, com isso, dará importante contribuição à iniciativa lançada durante a apresentação da Câmara, chamada Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-americano Virtual (PILA). O novo Programa visa a promover, de maneira remota, o intercâmbio de estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como de pesquisadores, pessoal técnico-administrativo e gestores das Universidades e Instituições de Ensino Superior latino-americanas de forma a enriquecer sua formação acadêmica e seu desempenho profissional. O PILA visa, ainda, a incrementar a internacionalização do Ensino Superior por meio de disciplinas concebidas e compartilhadas entre IES de língua portuguesa ou espanhola, fortalecendo os laços de cooperação acadêmica no âmbito das especificidades que circunscrevem os interesses e os problemas relativos à América Latina.

Professora Kadma também acompanhou atividades de outras Câmaras, como de Educação a Distância, EAD/UAB e Tecnologias Educacionais, em que socializou a experiência da Uece com importantes ferramentas para o ensino-aprendizagem de tipo low-touch (baixo contato/contato virtual). Em outro momento, com membros da Câmara de Internacionalização, a gestora lançou aos colegas coordenadores o convite para, em parceria com a referida Câmara, dar seguimento à programação de webinários mensais do ECInt com a temática “Experiências exitosas de Internacionalização”, a serem apresentadas pelos membros da Câmara. O convite foi prontamente aceito.

A Câmara de Graduação (Ensino e Assuntos Estudantis) contou com a colaboração das pró-reitoras de Graduação, professora Mazza Maciel, e de Políticas Estudantis da Uece, professora Mônica Cavaignac.

Professora Mazza compartilhou o trabalho que vem sendo construído na Uece durante o último ano. Trata-se da adequação dos currículos dos cursos de licenciatura a uma nova norma do Governo Federal, que é a Resolução nº 2 de 2019. A Uece, por meio dessa Pró-reitoria, tem desenvolvido diversas ações em conjunto com as demais universidades estaduais e municipais do Brasil, no intuito de encontrar saídas para alguns impasses que a nova norma traz para os processos formativos. Durante o encontro da Abruem, foi possível compartilhar o resultado dessas discussões e fazer alguns encaminhamentos de ordem política para que, junto aos Conselhos de Educação, seja possível construir normas complementares à norma Federal, de modo que seja preservada a qualidade, o conteúdo e a densidade das formações.

Professora Mônica propôs a criação de uma nova Câmara, exclusiva para discussão das políticas estudantis e das ações afirmativas, no âmbito da Abruem, com o objetivo de refletir, discutir e enfrentar questões relacionadas à permanência universitária e à qualidade do processo formativo dos estudantes, especialmente daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social, em razão de questões socioeconômicas, étnico-raciais, de gênero, entre outras que merecem ser pautadas de forma mais ampla e democrática por representantes das universidades estaduais e municipais. A proposta teve adesão dos demais representantes, o que resultou na elaboração de uma carta de intenção direcionada à Presidência da Abruem. Entre os encaminhamentos iniciais, está a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para a criação da nova Câmara.

Na Câmara de Pesquisa e Pós-graduação, a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Uece, professora Lúcia Duarte, trouxe à discussão sobre “Crise no Investimento em ciência e as alternativas institucionais”, o financiamento do Doutorado Interinstitucional (Dinter) e do Mestrado Interinstitucional (Minter). Segundo a gestora, desde 2015, há redução nos investimentos voltados para a Pós-graduação, sendo que o Dinter e o Minter têm ficado de fora dos investimentos da Capes. Dinter/Minter é um programa de apoio à realização de cursos de pós-graduação stricto sensu interinstitucionais para a rede federal de educação profissional e tecnológica, que contam com recursos de custeio e bolsas disponibilizados pela Capes, em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação.

A Câmara de Extensão contou com a participação da pró-reitora de Extensão da Uece, professora Anezilany Nascimento, que, como membro da Câmara, debateu o tema “Inserção Curricular da Extensão” e, junto aos demais membros, apresentou o e-book “Processos e desafios sobre a inserção curricular da extensão nos cursos de graduação das IES municipais e estaduais do Brasil”. Além de compor a equipe organizadora da coletânea, a pró-reitora é autora do capítulo intitulado A inserção curricular da Extensão nos cursos de graduação da Universidade Estadual do Ceará – Onde estamos?. Durante a apresentação do e-book e de trabalhos da Câmara ao longo de 2021, foram discutidos pontos importantes ao tema, como a importância da soma de esforços de toda a comunidade acadêmica para que que essa inserção curricular da extensão se efetive com qualidade e segundo os princípios da Política Nacional da Extensão. Também foi pontuada a imprescindibilidade de financiamento e de apoio específico das fundações de amparo dos estados para a extensão universitária.

O 67º Fórum Nacional de Reitores da Abruem foi marcado, ainda, pela eleição do reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), professor Francisco do O’ de Lima Júnior, por unanimidade, como novo presidente da Associação para o biênio 2022 – 2024. Há mais de 20 anos, a Associação não tinha um representante cearense em sua presidência.

O evento contou também com outros debates, reuniões de reitores e do Conselho Pleno, além de atividade cultural e confraternização. O encerramento do Fórum foi realizado pelo presidente da Abruem, Rodrigo Bruno Zanin, e pelo organizador do evento, o reitor da Universidade Estadual de Alagoas, Odilon Máximo de Morais.