UECE concede título de Notório Saber em Cultura Popular

10 de dezembro de 2019 - 11:15 #

Aconteceu na última sexta-feira, 6 de dezembro, cerimônia de outorga do Título de Notório Saber em Cultura Popular. Ao todo 11 novos mestres e mestras em cultura, vitoriosos no Edital da Secretaria de Cultura (Secult), receberam o título conferido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Estavam presentes representantes da UECE, UVA, Secult e prefeitura de Sobral, em bela e alegre cerimônia realizada no Theatro São João.

O reitor da UECE, professor Jackson Sampaio falou sobre a importância desse título: “A Universidade é a instituição que tem a responsabilidade de produzir conhecimento, ciência, filosofia, de formar professores para a educação básica e superior, de formar profissionais para todos os ramos do saber e das profissões. Mas, a Universidade entende que existe saber fora dela, fora da academia, um saber que é produzido pelo povo e esse reconhecimento é consagrado pelo Título de Notório Saber. Neste momento, a Uece, representando as instituições acadêmicas, está reconhecendo que os senhores aqui presentes possuem um saber tão notório, tão importante, que equivale aos obtidos na universidade.”

A secretária executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela, destacou a importância do título:“Esse título é muito importante para os mestres e mestras, mas sem dúvida nenhuma é muito mais importante para os espaços de educação formal, as escolas e as universidades, que passam a contar com a possibilidade de conhecer e trocar os saberes da cultura popular que são preservados por esses grandes guardiões de nossa cultura. Os mestres e mestras fazem parte de uma das ações de valorização, preservação e de transmissão dos saberes e fazeres da política de patrimônio imaterial da Secult, órgão do Governo de Estado.”

A cerimônia foi um momento de entusiasmo e emoção para aqueles que estavam presentes. A mestra Maria de Tiê, da comunidade Quilombola dos Souza, em Porteiras, apresentou a dança do coco, contagiando os que estavam presentes, com um enredo repleto de expressões culturais e locais. “Cultura é o conjunto de tudo aquilo que o ser humano faz, pois é a primeira e fundamental diferença entre os seres humanos e o mundo natural. E o que foi visto hoje aqui é a expressão cultural da arte do cotidiano, uma alegria que ultrapassa as dificuldades e que exalta os afazeres cotidiano, do trabalho, das crenças, dos afetos.”, complementa o professor Jackson Sampaio.

Após a entrega dos títulos, o mestre Cacique Sotero, de Aratuba, se pronunciou em nome de todos os mestres presentes: “ Receber esse título que reconhece a nossa luta, nosso trabalho, nossas tradições, é muito importante, também para deixar essa lembrança para os mais novos, mostrando o valor dessa cultura que as vezes é desconhecida pela própria população. Agradeço à essa mesa, ao Reitor e à Secretaria de Cultura pelo reconhecimento de todos nós”.

Desde 2016 a UECE vem concedendo o título de Notório Saber em Cultura Popular que dá ainda mais visibilidade e atenção às tradições culturais populares.

Confira quem são os 11 mestres e mestras da Cultura, os mais novos titulados com o Notório Saber em Cultura Popular pela Uece
Adrião Sisnando de Araújo (Juazeiro do Norte – Cabaceiro)
Aécio Rodrigues de Oliveira (Crato – Luthieria)
Antônio Ferreira Evangelista (Juazeiro do Norte – Reisado)
Expedito Antonio do Nascimento (Juazeiro do Norte – Banda Cabaçal)
Francisco Alves de Freitas (Caridade – Artesanato em Couro)
João Pedro de Carvalho Neto (Fortaleza – Xilogravura e Literatura de Cordel)
Raimunda Rodrigues Teixeira (Caucaia – Cultura Indígena – Povo Tapeba)
Maria Josefa da Conceição (Porteiras – Comunidade Quilombola dos Souza – Dança do Coco e Maneiro Pau)
José Maria Pereira dos Santos (Aratuba – Cultura Indígena – Povo Kanindé)
Edite Dias de Oliveira Silva (Crato – Dança do Coco)
Francisco Gildamir de Sousa Chagas (Aurora – Escultor e Luthier)

Confira Aqui os registros fotográficos da cerimônia.