UECE concede Título de Doutor Honoris Causa a professor israelense

5 de dezembro de 2017 - 12:38 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) outorga o Título de Doutor Honoris Causa ao Professor Doutor Raphael Bar-El , da Ben-Gurion University  of the Negev – Israel. A cerimônia da outorga será realizada nesta quarta-feira, 06 de dezembro, às 16h30 no Auditório Paulo Petrola, Campus do Itaperi. O reitor, Jackson Sampaio, preside a sessão solene de entrega do título.

A honraria ao pesquisador Raphael Bar-El foi aprovada por unanimidade pelos membros do Conselho Universitário (CONSU) da UECE, em sessão realizada no dia 07 de agosto de 2017. Os relevantes trabalhos desenvolvidos pelo docente, em especial no Ceará, dedicados ao tema do desenvolvimento econômico em áreas pobres e à elaboração de instrumentos para a redução das desigualdades, por meio da otimização do bem-estar e da justiça social, foram decisivos na justificativa da outorga.

“Honra-me essa homenagem”, confessou Bar-El. “O trabalho para erradicação da pobreza não pára e o tema da desigualdade ganha ainda mais importância diante das inovações tecnológicas”, conta o pesquisador.

O titular da UECE, Jackson Sampaio, ressaltou que “a principal contribuição de uma instituição como a UECE, por exemplo, é a de produzir inovação tecnológica com visão socialmente inclusiva, enfrentando as desigualdades regionais e os abismos da má concentração de riqueza, deste modo agem os órgãos a isso dedicados: o Núcleo de Inovação Tecnológica-NIT, a Incubadora da UECE (IncubaUece), o Parque Tecnológico da UECE (TecParque) e a Câmara de Pesquisa e Inovação Tecnológica.

De acordo com o deputado Carlos Matos, “esse é um título de muita honra e que engrandece a todos nós, cearenses, pois ações como as do Raphael são importantes em todo o mundo. Os governos precisam compreender que as Universidades têm um papel cada vez mais importante e estratégico nessa contribuição. Parabéns à UECE! Parabéns ao Bar-El!”.

Sobre o pesquisador

A carreira do professor Raphael Bar-El tem sido dedicada ao tema do desenvolvimento econômico em áreas pobres e à elaboração de instrumentos para a redução das desigualdades, por meio da otimização do bem-estar e da justiça social. Assim, desenvolve atividades acadêmicas (pesquisas teóricas e aplicadas) e de planejamento/operacionalização/acompanhamento de políticas públicas.

Seu trabalho começou em seu país, Israel, mas muito rapidamente estendeu-se a países do Extremo Oriente, África e América Latina. No Brasil, destaca-se especialmente seu trabalho no Estado do Ceará, desde o ano de 1975.

Seu envolvimento em ações no Nordeste brasileiro começou após o término de pesquisa sobre o problema da industrialização em comunidades rurais cooperativas (modelo dos moshav, em Israel). Apesar do desenvolvimento tecnológico muito rápido na agricultura, a análise teórica e os indicadores empíricos mostravam que a continuação do desenvolvimento econômico nas áreas rurais só podia acontecer com a introdução de atividades não agrícolas, como, por exemplo, as industriais.

Sobre a questão da industrialização rural se iniciam os trabalhos de Raphael Bar-El no

Ceará, logo seguidos dos trabalhos sobre água, desigualdade regional e inovação, envolvendo as universidades locais e a Câmara de integração Universidade/Empresa, a UNIEMPRE, liderada pela FIEC, onde a UECE tem assento.