Uece apoia o Prêmio Jovem Cientista do CNPq

4 de maio de 2018 - 18:21

 

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, recebeu na reitoria, na tarde da última quinta-feira (03/05), o responsável pela Coordenação de Parcerias Estaduais (Copes), Gilberto Ferreira de Souza, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fábio Rocha, ligado ao Serviço de Prêmios (SEPRM-DCOI), também do CNPq.

 

alt

 

O objetivo do encontro foi para debater com a Uece, parceira do CNPq em grandes projetos de pesquisa e nos principais programas de bolsas estudantis, a divulgação do Prêmio Jovem Cientista (PJC) 2018. Na ocasião, o reitor Jackson Sampaio, fez um relato sobre os principais projetos desenvolvidos pela universidade, como também apresentou mapas, dados e a dimensão da instituição na capital e no Interior do Estado.

 

alt

 

Nesta 29ª edição, o PJC aborda o tema “Inovações para a conservação da natureza e transformação social”. Podem concorrer estudantes de Ensino Médio, Graduação, Mestrado e Doutorado. Há, ainda, mais duas categorias dentro do prêmio: Mérito Científico para o pesquisador doutor que, ao longo de sua trajetória, tenha se destacado na área relacionada ao tema da edição, e Mérito Institucional para instituições dos ensinos médio e superior com o maior número de trabalhos qualificados.

As inscrições e os trabalhos podem ser enviados até o dia 31 de julho, para o site www.jovemcientista.cnpq.br

O Prêmio é atribuído a cinco categorias:

1-  Mestre e Doutor;
2 – Estudante do Ensino Superior;
3 – Estudante do Ensino Médio;
4 – Mérito Institucional; e
5 – Mérito Científico.
 
Na categoria “Mestre e Doutor”, podem concorrer estudantes de mestrado, recém-mestres, estudantes de doutorado e recém-doutores que tenham menos de 40 (quarenta) anos de idade, em 31 de dezembro de 2018.

Na categoria “Estudante do Ensino Superior”, podem concorrer estudantes que estejam frequentando cursos de graduação ou que tenham concluído a graduação a partir de 1º de janeiro de 2017 e que estejam com menos de 30 (trinta) anos de idade, em 31 de dezembro de 2018.

Instituído em 1981, o PJC incentiva a pesquisa científica, os estudantes e os jovens pesquisadores que buscam soluções inovadoras para os desafios do país. Biodiversidade, empreendedorismo e sustentabilidade, inovação e inclusão digital são algumas das linhas de pesquisa que podem ser consultadas no site do prêmio.

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) / Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Fundação Roberto Marinho, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Banco do Brasil.

 

alt

 

Participaram do encontro, os pró-reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukácia Meyre de Araújo;de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza;  de Extensão, Fernando Roberto Silva; de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva;  e  diretora do Núcleo de Pesquisa/PROPGPq, Célia de Souza Sampaio.