UECE apoia a realização do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software

25 de outubro de 2019 - 14:47 # #

Acontecerá entre os dias 28 de outubro e 1° de novembro o Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) 2019. O Simpósio é o principal fórum brasileiro dedicado exclusivamente à Qualidade de Software. Ao longo do tempo, a comunidade científica e prática proporcionou a criação de métodos, técnicas, paradigmas, ambientes e ferramentas de desenvolvimento, modelos de ciclo de vida, modelos de maturidade, melhores práticas, dentre outros, que largamente impactaram a forma como se faz a Engenharia de Software.

O evento tem foco nos seguintes temas: Processos de Software, métodos e ferramentas; Alta Maturidade e Controle Estatístico de Processo; Aquisição de Produtos de Software; Aquisição de Serviços de TI; Avaliação de Processo; Avaliação de Produto; Educação em Qualidade de Software; Engenharia de Requisitos; Fatores Humanos e Aspectos Sociais em Qualidade de Software; Garantia da Qualidade de Serviços de TI; Garantia da Qualidade de Software; Gerência de Configuração; Gerência de Conhecimento e Aprendizado Organizacional; Gerência de Portfólio e de Projetos; Gestão de Pessoas; Linhas de Processo de Software; Linhas de Produto de Software; Manutenção e Evolução de Software; Medição e Análise; Melhoria de Processos de Serviços de TI; Melhoria de Processos de Software; Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software; Modelagem de Processos; Modelos e Normas de Capacidade e Maturidade; Projeto (Design) e Integração de Software e Serviços de TI; Qualidade de Software aplicada a Serviços de TI; Reutilização de Software e Serviços; Usabilidade e Experiência de Usuário; Valor em Qualidade de Software; Verificação, Validação e Testes. O Simpósio conta com a coordenação geral dos professores Ana Luiza Bessa da Uece e Adriano Albuquerque da UNIFOR. A professora Ana Luiza ressalta a importância da realização do Simpósio “O SBQS é um evento que reúne a comunidade científica e a indústria de software para compartilhar experiências, discutir problemas e soluções da área de qualidade, mais especificamente qualidade de produto, serviços e processos de software, contribuindo assim, para o desenvolvimento do setor nacional de software. Nesse sentido, é de extrema relevância que o simpósio esteja sendo realizado em Fortaleza.

O Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) será realizado na Universidade de Fortaleza – UNIFOR e conta com o apoio da Universidade Estadual do Ceará – UECE.