Uece abre votação para tema da XXII Semana Universitária

26 de maio de 2017 - 13:48

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizará em 2017 mais uma edição do maior evento científico e cultural da Instituição. A XXII Semana Universitária propõe temas que levam em consideração o contexto sociopolítico em que o Brasil se encontra.

Neste ano, o evento acontecerá mais cedo, no período de 23 a 27 de outubro, e, como nos anos anteriores, a escolha do tema será feita por alunos, professores e servidores da Uece. O mais votado pautará as atividades da Semana.

A votação já está aberta e permanecerá até o dia 11 de junho. A enquete está disponível na seção “Serviços”, na parte inferior do lado direito do site da Uece.

Conheça os temas:

Realidade brasileira sob a ótica da academia

Diante da realidade política, econômica e social do Brasil, é necessário discutir no ambiente científico da Universidade abordagens e cursos de ações para o enfrentamento da problemática atual. Em uma visão crítica, imparcial e propositiva devem ser debatidos na XXII Semana Universitária da Uece, os caminhos a serem seguidos pela sociedade e como as Instituições de Ensino Superior podem contribuir.

Educação e política no Brasil: o papel da Universidade

A Universidade está ancorada no tripé ensino-pesquisa- extensão e suas ações são alinhadas para atender de forma eficaz a sociedade nesses três seguimentos. Pensando nisso, a Universidade Estadual do Ceará, como IES formadora de professores da educação básica do estado, propõe uma discussão, na XXII Semana Universitária, a respeito do papel da Universidade diante do atual cenário político brasileiro e das reformas propostas neste cenário para a educação.

Universidade pública e os rumos da democracia no Brasil

Na sua 22º edição, a Semana Universitária da Uece propõe debater o papel da universidade pública frente à atual conjuntura social e política brasileira. A proposta é convidar os participantes a refletirmos sobre os rumos da democracia no país e as relações entre política, formação ética e produção de conhecimento na contemporaneidade. Qual a contribuição das universidades públicas para o fortalecimento das instituições democráticas? Como pensar a educação superior e a formação docente no cenário de instabilidade política e econômica? Quais os impactos das reformas (trabalhista, previdenciária, educacional) para as universidades? São questões e desafios que demandam a participação e o diálogo entre a comunidade acadêmica e as diversas organizações da sociedade civil.