Somos todos protagonistas de nossa própria história

19 de agosto de 2015 - 11:45

Morena, cabelos curtos e cacheados, com um grande e marcante sorriso no rosto. Essa é Alexandra da Silva Lima Vieira. O “Vieira” é nome que copiou do marido, Antônio Sérgio de Sousa Vieira. O casal se conheceu aqui mesmo, no Campus do Itaperi, mesmo lugar em que Alexandra fez o seu tão sonhado curso de Enfermagem e hoje comemora a vitória de ter chegado até o fim.

alt

Alexandra, aos 34 anos, ao lado de 28 colegas, colou grau na Uece na tarde de sexta-feira, 14. Cada um desses novos enfermeiros tem uma história, são vidas que se encontraram e partilharam do mesmo nobre objetivo: aprender a cuidar de outras pessoas. Com a nossa personagem real não é diferente. Alexandra carrega a alegria de finalmente ter se formado em um curso na área da Saúde. A Enfermagem não veio à toa para a sua vida.

A recém-formada enfermeira conquistou o primeiro banco de uma universidade ainda muito menina, entre 17 e 18 anos. Em 1999 iniciou o curso de Ciências Biológicas, na UFC. Insatisfeita com o curso ao perceber que não nasceu para ser bióloga, resolveu tentar Gestão Ambiental no hoje IFCE, porém a garota persistente ainda não havia desistido de seu maior sonho: fazer um curso na área da Saúde. Para isso Alexandra cursou Gestão Ambiental e, ao mesmo tempo, continuava a frequentar as aulas do cursinho pré-vestibular.

No final de 2010 se inscreveu no Vestibular da Uece para Enfermagem. Passou! O sonho estava sendo realizado! Ela ainda não sabia, mas a partir daquele momento, sua vida mudaria também em outros aspectos.

Antes mesmo das aulas iniciarem em 2011, Alexandra foi convidada por amigos a participar de uma festa no Campus do Itaperi. Sem muito pensar, aceitou. Eis que durante a festa surge, não em um cavalo branco, mas a pé mesmo, o rapaz que ela nem imaginava que estaria ao seu lado “até que a morte os separe”. Era Sérgio. O jovem era estudante do Mestrado em Computação da Uece, tendo concluído, neste mesmo Campus, o curso de Ciências da Computação.

Ele se apaixonou por Alexandra. O garoto, embora aparentemente precipitado, sabia que havia encontrado ali a sua alma gêmea.

Na época Alexandra participava do coral que aqui existia. Sérgio, incontido em ter visto sua bela musa somente naquele dia, não pensou duas vezes antes de telefonar e marcar um novo encontro no dia de um dos ensaios do coral. Os dois queriam muito esse encontro.

O casal se encontrou por uma semana apenas até que o estudante a pediu em namoro. E não pensem que parou por aí. Três meses depois, Sérgio a pediu em casamento. Ela aceitou!

As condições não permitiam que o casório fosse imediato. Ambos tinham a consciência de que precisariam de tempo, inclusive para os estudos.

Somente após dois anos o grande dia aconteceu. Alexandra e Sérgio se casaram. Mas ainda assim, não pensem que parou por aí. No dia da tão sonhada colação de grau, vestida com uma beca preta e a faixa verde que representa a cor de sua tão almejada formação, Alexandra, ao lado de seu esposo, nos revelou que a alegria escondia outra bela e desejada razão: um filho! Até então poucos sabiam. Seus amigos que comemoravam a formação ao seu lado nem imaginavam.

O casal agora pensa no futuro, nos próximos passos que serão dados à espera de mais esse sonho que tem apenas algumas semanas. E nesse final feliz, ou início feliz, a futura mamãe não pensa em parar de estudar. Alexandra agora se dedicará a cuidar da gestação, mas também ao ingresso em um Mestrado na Uece.

A história de Alexandra continuará, assim como de muitos outros personagens, a se desenrolar entre os muros da Universidade Estadual do Ceará.

Uece realiza ato administrativo de Colação de Grau Especial